Nos últimos 10 anos foram feitos mais de 800 mil contratos por ano.
Os portugueses são especialistas em consumo, quer seja por desejo quer seja por necessidade, como apontam os dados obtidos pelo Portal do Crédito, numa análise feita ao comportamento dos portugueses no que toca a contratos a créditos durante a última década.
Numa análise baseada em dados obtidos entre 2013 e 2023, foram revelados números astronómicos no que toca a créditos ao consumo. De acordo com os dados disponibilizados, os portugueses contraíram quase 16 milhões de créditos durante esse período, mais especificamente 15,7 milhões. Para além disso, foram contabilizados 800 mil contratos por cada ano relativos a cartões, linhas de crédito e descoberto, num valor total de 68.2 mil milhões de euros pedidos em créditos, sendo que 30.36 mil milhões de euros desse valor dizem respeito a créditos pessoais.
De acordo com os dados, o comportamento e a procura de créditos pelos portugueses tem sido crescente com, com um aumento de 106.75% entre 2013 e 2023. A única exceção neste crescimento foi durante os anos da pandemia, entre 2020 e 2021, onde se registou um maior índice de poupança.
Na partilha destes dados, o Portal do Crédito faz também uma observação à flutuação das taxas de juro nos créditos ao consumo, apontando que, em 2013, no início deste período observado, essa taxas eram mais elevadas, tendo atingindo os 37,3% no final de 2012. Atualmente é de 19%.
No que toca ao comportamento mais imediato dos portugueses, nomeadamente mensal, na última década registaram-se uma média de 69 mil contratos para cartões, linhas de crédito e descoberto, por mês, representando assim mais da metade dos créditos contratados em Portugal nos últimos dez anos. O valor (11,89 mil milhões de euros) significou apenas 17,4% do total contratado em crédito ao consumo.
O Portal do Crédito é um projeto independente, dedicado à análise, consultadoria e de componente educativa de alta qualidade, para informar e ajudar os portugueses nos momentos mais decisivos em que é necessário obter um crédito, seja pessoal, seja para habitação, automóvel ou créditos rápidos, entre outros. Com atividade desde 2018, no Portal do crédito é possível encontrar artigos informativos, análises, comparações de mercado e até simuladores e calculadoras online.