Nova imagem, novo conceito e nova ementa. Eis as novidades da Portugália

- Publicidade -

E que venham mais 99 anos!

A Portugália está de parabéns! Afinal de contas, falamos de um grupo que já conta com 99 anos no país, uma vez que foi em 1925 que abriu o seu primeiro restaurante, mais especificamente na Avenida Almirante Reis, em Lisboa.

E uma vez que se prepara para celebrar o seu centenário em 2025, o grupo achou por bem mudar um bocadinho as coisas. Há uma nova imagem, há um novo conceito e, há, também, um novo menu… ou pelo menos com algumas novidades, vá.

Na passada terça-feira, dia 18 de junho, o Echo Boomer esteve presente, precisamente no restaurante da Avenida Almirante Reis, para conhecer este novo capítulo da marca, ao mesmo tempo que vimos a nossa seleção ganhar, por um triz, à Chéquia.

Basicamente, falamos de um relançamento da Portugália, que surge agora no mercado com mais força e uma nova identidade. Este projeto de rebranding completo, de forma a rejuvenescer a marca, e alinhá-la com as necessidades do mercado atual, foi iniciado em outubro de 2022, quando os responsáveis perceberam que a área da restauração estava cada vez mais vibrante, com novos conceitos e formas de fazer restauração. Tinha chegado, portanto, a altura de revisitar a Portugália.

Depois de vários meses de investigação e reflexão sobre o mercado e sobre o conceito, os responsáveis depararam-se com um cenário interessante: uma nova tendência no segmento das comidas de conforto, com propostas e apresentações simples, bem feitas e sem qualquer sofisticação ou pretensão algo, que não acontecia no segmento das cervejarias. Foi nesse sentido, e por perceberem que essa sofisticação do setor da cervejaria acontecia, que a marca achou que havia aqui uma oportunidade, uma oportunidade para a Portugália ajudar e ficar agarrada a este conceito de cervejaria democrática e mais popular.

Assim, a Portugália assume-se como um espaço que representa a experiência mais popular de sabedoria, um local onde se mistura ao bife com doces pequenas de marisco, um local onde se brinda, festeja e celebra sem constrangimentos. Portanto, o objetivo da Portugália é ser, hoje, uma marca de todos para todos, que acolhe todas as pessoas nos seus espaços e que vive dessa diversidade dentro e fora das suas portas. Os responsáveis quiseram, também, trazer a marca para o presente, mas sem esquecer as suas raízes que a tornam única e reconhecida por todos.

E para que isto fosse possível foi necessário repensar o conceito e posicionamento da marca. O logótipo, por exemplo, sofreu uma simplificação formal, e há agora um novo símbolo, que mantém apenas dois elementos fundamentais para a Portugália: o escudo como sinónimo de Portugalidade e União, e a data de fundação, que celebra a história e a diversidade da marca.

Ao nível do espaço, e isto falando particularmente do restaurante da Avenida Almirante Reis, foi redesenhado, contando agora com um ambiente contemporâneo e acolhedor, mas sem comprometer as fundações históricas e os detalhes mais icónicos do espaço. Basicamente, falamos de uma iluminação mais suave e um mobiliário elegante, que se fundem para uma decoração moderna.

Foi também dada uma nova abordagem ao painel de azulejos tipicamente português, com uma intervenção de AKACORLEONE e com execução da Viúva Lamego.

Foi também necessário repensar os processos das cozinhas e do serviço para tornar uma experiência cada vez mais consistente, bem como repensar a oferta, agora focada nos pilares de uma boa cervejaria popular e democrática, com apontamentos que a tornam num espaço aberto e para todos.

Há, agora, um camarão-tigre como um bife de Portugália

O novo menu procurou destacar a essência do que é a Portugalia e a essência de uma cervejaria popular, ou a cervejaria popular mais icónica do país. Desta forma, procurou-se destacar os clássicos. E quando falamos de clássicos, falamos no inevitável Bife do Lombo, com molho Portugália e batatas fritas, mas também houve espaço para algumas novidades que os responsáveis acreditam que vão ser os clássicos do futuro.

Entre as novidades temos um Camarão-tigre… como Bife de Portugália. Portanto, é um camarão-tigre com molho de Portugália, ovo estrelado e batatas fritas. E podem ficar descansados: foram mantidos pratos incontornáveis, como a Açorda de camarão, o Bacalhau à brás e o Pica-Pau, bem como alguns mariscos cozidos.

No capítulo das sobremesas, e como uma principais imagens que vemos em todas as mesas da Portugalia é um ovo estrelado, a marca resolveu criar um ovo estrelado… doce. Isto é, uma sobremesa inspirada numa sobremesa popular, as Natas do céu, que é basicamente uma reinvenção, naquela que vai ser a sobremesa comemorativa dos 99 anos da Portugália.

Este novo menu vai estar nos restaurantes Portugália de todo o país. A nível da Portugália Balcão, com espaços em muitos centros comerciais, também sabemos que o menu terá algumas novidades.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados