De momento, os 1000 kW neste posto ultrarrápido ainda não foram atingidos, pois a potência atual é de 600 kW.
Portugal acaba de receber o primeiro carregador público na Europa capaz de atingir 1000 kW e arquitetura modular distribuída, operado pela Iberdrola | bp pulse.
O novo equipamento, desenvolvido pela Alpitronic, permite carregar até quatro veículos em simultâneo, oferecendo atualmente 600 kW e estando preparado para chegar aos 1000 kW no futuro. A gestão da potência é realizada em incrementos de 62,5 kW, uma solução que otimiza o consumo de energia e aumenta a eficiência do carregamento.
O lançamento insere-se numa trajetória desenhada pela Iberdrola | bp pulse, que já tinha sido a primeira operadora a instalar terminais de pagamento em todas as suas estações e a disponibilizar carregadores de 400 kW. O novo hub, localizado na estação de serviço da bp na saída da A33 para Seixal/Sesimbra, a poucos minutos da A2, supera os equipamentos mais rápidos atualmente disponíveis em Portugal.
Com uma rede que já conta com mais de 250 pontos de carregamento distribuídos de norte a sul do país, o objetivo é atingir 600 estações de carregamento até ao final de 2025.