Portugal passa a Estado de Alerta a partir de 1 de julho, exceto na Área Metropolitana de Lisboa

E tudo isto devido aos novos casos registados na Área Metropolitana de Lisboa.

desconfinamento
- Publicidade -

Foi hoje, em conferência de imprensa, que o primeiro-ministro António Costa anunciou algumas novidades no que diz respeito ao confinamento dos portugueses.

Para já, vamos às boas notícias. Portugal Continental passa a Estado de Alerta a partir de 1 de julho. Porém, tal não quer dizer que possamos fazer a vida que tínhamos antigamente, na era pré-covid. Pelo contrário.

Continua a ser obrigatório o confinamento para doentes e pessoas em vigilância ativa. Além disso, mantêm-se as regras sobre distanciamento físico, uso de máscara, lotação, horários e higienização.

Também os ajuntamentos são limitados a 20 pessoas e é proibido consumir álcool na via pública. Quem desrespeitar arrisca-se a uma multa que varia entre os 100 e os 500€ para pessoas singulares e entre os 1.000 e os 5.000€ para pessoas coletivas.

Porém, o caso muda de figura para a Área Metropolitana de Lisboa. Fica em vigor o Estado de Contingência, o que significa que os estabelecimentos comerciais terão de encerrar às 20h, à exceção dos restaurantes, super e hipermercados (podem permanecer abertos até às 22h), bombas de combustível, clínicas/consultórios/veterinários, farmácias, funerárias e ginásios e afins.

É proibida a venda de álcool nas estações de serviço e os ajuntamentos estão limitados a 10 pessoas.

Mas há pior. 19 freguesias divididas entre Amadora (todas as freguesas), Odivelas (todas as freguesas), Sintra (Queluz-Belas, Massamá-Monte Abraão, Agualva-Mira Sintra, Algueirão-Mem-Martins, Rio de Mouro e Cacém-São Marcos), Loures (Camarate, Unhos, Apelação/Sacavém-Prior Velho) e Lisboa (Santa Clara) permanecem em Estado de Calamidade.

Quer isto dizer que estão proibidas as feiras e mercados de levante, havendo o dever cívico de recolhimento domiciliário. Os ajuntamentos estão limitados a 5 pessoas.

- Publicidade -

Sigam-nos

12,792FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Há um novo Centro de Rastreio Móvel COVID-19 em Faro

Permite realizar testes de diagnóstico PCR à COVID-19 de forma ágil, confortável e segura, sem necessidade de sair do carro.

Promotoras vão falar com o Governo para tornar viável a realização de festivais e eventos de música

Numa altura em que a COVID-19 não dá tréguas, milhares de postos de trabalhos relacionados com a cultura estão em risco.

DGS esclarece questão da ventilação e arejamento dos espaços nas escolas

Várias têm sido as queixas dos encarregados de educação devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos dias.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

ELEVEN volta a transmitir jogos de futebol no Facebook

Para já, serão transmitidas três partidas naquela rede social.

O PlayStation Plus de fevereiro tem novidades para a nova geração

Destruction AllStars é exclusivo PlayStation 5 e Control chega na sua melhor versão.

Tomb Raider e King Kong serão as próximas personagens adaptadas para anime pela Netflix

A gigante do streaming agarra mais duas grandes propriedades para adaptar.