Novos dados do InfoEscolas revelam desempenho dos alunos em Portugal

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Os dados apresentados no InfoEscolas são atualizados com base no ano letivo de 2022/23, enquanto os indicadores relativos aos exames nacionais de 2023/24 já estão disponíveis.

O portal InfoEscolas, gerido pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) em colaboração com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), foi atualizado com novos dados sobre o desempenho dos alunos, abrangendo o Ensino Básico e Secundário em Portugal. Em comparação com o ano anterior, a plataforma agora apresenta uma série de novos indicadores, com especial destaque para a inclusão de dados desagregados por nacionalidade dos alunos, para o Ensino Básico e Secundário, incluindo a via profissional, e com um enfoque na conclusão dos ciclos de estudo dentro do tempo previsto e sem retenções.

Entre as atualizações mais relevantes, surge pela primeira vez a disponibilização de informações sobre a classificação interna média, tanto observada quanto esperada, por curso científico-humanístico. Este dado oferece uma comparação entre a classificação real dos alunos e a esperada para cada grupo de análise, incluindo diferentes níveis territoriais, como NUTS, Distritos, Municípios, Unidades Orgânicas e Escolas. Este indicador permite ainda realizar comparações entre as classificações internas atribuídas por uma escola a seus alunos e as de outras instituições com perfis socioeconómicos semelhantes, como idade, escolaridade das mães e escalões de ação social escolar.

Além disso, o InfoEscolas agora disponibiliza uma análise mais detalhada sobre a discrepância nas notas internas, permitindo comparar as classificações atribuídas pelas escolas aos seus alunos com as de outras escolas em situações semelhantes.

Com a inclusão de dados sobre cerca de 1,2 milhões de alunos e mais de 5 mil escolas, tanto públicas como privadas, o portal conta agora com 101 indicadores que oferecem à comunidade educativa uma visão mais abrangente do desempenho escolar, considerando não só os resultados académicos, mas também o contexto socioeconómico e as diferenças entre turmas.

Os dados apresentados no InfoEscolas são atualizados com base no ano letivo de 2022/23, enquanto os indicadores relativos aos exames nacionais de 2023/24 já estão disponíveis. A plataforma permite à comunidade educativa uma maior transparência, facilitando o acesso à informação necessária para refletir sobre as práticas educativas, identificar áreas de melhoria e implementar estratégias para aprimorar o desempenho dos alunos.

No próximo ano letivo, prevê-se a inclusão de novos indicadores de desempenho, incluindo os dados das provas ModA para 2024/2025.

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