Uma travessia que tem gerado muitos problemas na fluidez de circulação ao longo dos anos.
A IP – Infraestruturas de Portugal anunciou esta quinta-feira, dia 6 de abril, que a circulação na Ponte João Joaquim Isidro dos Reis, também denominada Ponte da Chamusca, passou a ser feita de modo alternado e regulado por semáforos.
Em comunicado, a IP dá conta de que aconteceu um período de testes, realizado entre os dias 30 de março e 01 de abril, durante o qual foi “analisado o comportamento dos fluxos de tráfego, observando as suas variações ao longo do dia”. Com isso, procedeu-se à “programação otimizada do dispositivo, de modo a reduzir os tempos de espera em cada um dos sentidos” de circulação, indica a IP.
Com a novidade, “prevê-se garantir uma maior fluidez do tráfego ao longo do dia, sendo mantida a circulação alternada por recurso ao sistema semafórico”, diz a IP, sendo que o objetivo passou por “assegurar a travessia da ponte em segurança e sem os constrangimentos provocados pelo entrecruzamento de veículos pesados”.
Até então, a travessia, datada de 1909, vinha gerando muitos problemas na fluidez de circulação, não tendo o tabuleiro dimensão e largura suficiente para que dois camiões possam cruzar-se ali em simultâneo, originando períodos de grandes constrangimentos na circulação rodoviária.
Foto: CM Chamusca