Polpetta – E porque não um almoço ou jantar só de almôndegas?

- Publicidade -

É para repetir, sem dúvida!

Falaram-nos numa almondegaria artesanal em Arroios… e o Echo Boomer não disse que não. Estamos a falar do POLPETTA, situado na Rua Regueirão dos Anjos 81, que vai fazer oito anos de existência em novembro de 2024, num negócio criado pela mão de João Pedro da Fonseca, ex-cozinheiro em embaixadas portuguesas.

Foi durante o aparecimento de diversas hamburgarias na cidade de Lisboa, juntando ao facto do sucesso do aparecimento de uma cadeia de almôndegas que estava a fazer bastante sucesso nos EUA, que levou a que este ex-cozinheiro, juntamente com a sua família, tenha embarcado nesta aventura do POLPETTA.

O aspeto exterior deste espaço é bastante rústico e disfarçado, pelo que foi um pouco difícil perceber a localização em concreto do mesmo… graças a Deus que existe GPS que nos levou mesmo à porta do espaço.

Ao entrarmos, deparámo-nos com espaço descontraído, que mistura vários detalhes vintage e modernos, tendo em conta as diversas referências tais como o típico balcão com azulejo, o chão de cimento, vasilhames antigos de vidro, um gira-discos antigo com diversos vinis e vários outros ornamentos típicos de outros tempos.

Virando “agora o nosso disco” e foco para a experiência gastronómica que o POLPETTA tem para nos oferecer, escolhemos arriscar nas 4 Bolinhas de Alheira com maionese de marmelada e, para pratos principais, uma das escolhas do chefe, o Novilho Menos Clássico, que são 3 almôndegas de novilho servidas com puré de batata e ervas, compota de cebola e queijo de cabra, e um “Faz o teu Prato”, com bolas especiais, molho de tomate e puré de batata com manteiga e noz-moscada.

Para acompanhar toda esta experiência, escolhemos para bebidas a Limonada de morango com açúcar e um sumo da semana, que no nosso caso foi um Sumo de morango com laranja.

No caso da Limonada de morango com açúcar, temos aqui um misto de ácido, doce e frescura, o que nos pareceu adequado para retirar outro tipo de sabores e experiências dos pratos escolhidos.

Quanto ao Sumo de morango com laranja, era claramente menos doce que a Limonada, mas igualmente fresco. Qualquer uma destas duas bebidas caseiras do POLPETTA podem bem ser boas escolhas para o calor do verão que chegará em breve ao nosso país.

Começando esta experiência pelas 4 Bolinhas de Alheira com maionese de marmelada, ficámos com a ligeira sensação de que acertámos em cheio e que não podíamos ter começado de melhor maneira. O nome de “bolinhas” não corresponde bem à dimensão desta iguaria, pois trata-se, na verdade, de bolas com cerca de 2 cm de diâmetro, super estaladiças por fora e que exalam com um sabor bastante agradável a alheira a cada dentada. A maionese de marmelada confere a esta iguaria um sabor mais adocicado e que ajuda a equilibrar sabores mais intensos provenientes da alheira.

Para nós, estas Bolinhas de Alheira, para além de uma simples entrada, bem que podia ser considerada como uma tapa para ser servida durante o verão, acompanhando por uma cerveja ou sumo… quem sabe se não acabámos de dar aqui uma ideia ao POLPETTA para o verão.

Eis que chegaram as estrelas da festa: O Novilho Menos Clássico e o “Faz o teu prato”, composto pelas bolas Especiais, molho de tomate e puré de batata com manteiga e noz-moscada.

Começando pelo novilho menos clássico, destacamos claramente a apresentação super cuidada e pormenorizada deste prato: desde a sua base de puré de batata e ervas, passando pelas três almôndegas, até ao toque final por cima de queijo de cabra.

Ao contrário do que esperávamos, o queijo de cabra não constitui, em parte alguma, um impedimento à degustação dos sabores exalados tanto pelo puré como pelas deliciosas almôndegas. Muito pelo contrário. O queijo de cabra, com a ajuda da cebola caramelizada, cria uma ligação bastante interessante entre todos os elementos do prato, fazendo com que este seja um dos pratos mais solicitados no POLPETTA. Considerámos também que este prato é bastante leve e fresco, o que destrói um pouco o mito “um prato com queijo de cabra torna-se bastante pesado”.

Já para os amantes de bolonhesa e do verdadeiro sabor a tomate, recomendamos claramente a junção das bolas especiais, molho de tomate e puré de batata com manteiga e noz-moscada, prato esse também escolhido por nós. A combinação de todos estes sabores faz-nos sentir que viajamos até Bolonha para apreciar um incrível prato de esparguete à bolonhesa, mas que, no final, apercebemo-nos que não saímos da nossa cadeira no POLPETTA.

Em conversa com João Pedro da Fonseca, percebemos que todos os ingredientes utilizados na confeção dos pratos são todos frescos e que a carne das almôndegas provém de um fornecedor da confiança deste. No que toca à confeção do ingrediente rei, as almôndegas, estas são elaboradas de forma manual no POLPETTA, tendo já atingida a marca de um milhão de almôndegas enroladas no espaço, sendo 90% destas enroladas pela mão de João Fonseca. Este também nos transmitiu que, tendo em conta o reconhecimento que tem sido dado ao POLPETTA, os próximos passos a dar são no sentido de continuar a crescer e de criar uma rede de franchising, situação esta se encontra em curso, mas numa fase ainda inicial.

Para acabar em beleza, avançámos com o pedido das seguintes maravilhas: o Cheesecake com Caramelo Salgado e Tarte Crumble de Maçã.

O Cheesecake de caramelo salgado que, segundo o que nos foi dito, foi um recurso de última hora por não quererem enveredar pela tradicional cobertura de frutos vermelhos, tem um sabor que… esqueçam, não vai dar para descrever o tão bom que é. Recomendamos a vir cá prová-lo ao POLPETTA. O incrível resultado da mistura da bolacha, o queijo e caramelo confere a esta iguaria um sabor completamente indiscritível e maravilhoso. Nota 10 para a primeira parte deste final feliz.

Já a Tarte Crumble de Maçã é bastante fiel ao tradicional sabor da maçã e contrasta da melhor maneira com a bola de gelado de baunilha e com a canela que acompanham esta iguaria. Em termos de sabor e texturas, tudo no ponto certo e pronta a ser devorada vezes e vezes em conta. Sai mais uma nota 10 para a segunda parte deste final feliz.

A acompanhar estas duas sobremesas, tomámos o habitual café de marca Nicola, o que tornou a junção de todos estes sabores das sobremesas um pouco mais intensas e interessantes.

Aconselhamos vivamente que visitem o POLPETTA, tanto para um jantar com amigos como para virem almoçar de segunda a sexta, aproveitando assim o Menu Almoço por 14€, com direito a três almôndegas, molho, acompanhamento, bebida, sobremesa do dia e café. Por mais 2,5€ podem degustar qualquer outra sobremesa que conste na carta do POLPETTA em especial este delicioso Cheesecake com Caramelo Salgado ou até a deliciosa e reconfortante Tarte Crumble de Maçã.

O POLPETTA está aberto de segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h. Para reservas, podem fazê-lo através do site oficial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados