Polestar 3 evolui em 2026 com mais potência, carregamento até 350 kW e novo design

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O renovado Polestar 3 chega primeiro ao mercado britânico, onde a procura esgotou a produção do modelo anterior, sendo posteriormente introduzido noutros países.

A Polestar anunciou uma atualização profunda do seu SUV elétrico de referência, o Polestar 3, que chega ao mercado em 2026 com mudanças estruturais que vão muito além de um simples facelift. O modelo passa a integrar uma nova arquitetura elétrica de 800 volts, beneficia de um aumento expressivo de potência e recebe um sistema informático central com capacidade de processamento significativamente superior.

A introdução da arquitetura elétrica de 800 V representa um salto tecnológico para o Polestar 3 e para a plataforma SPA2. Este avanço permite carregamentos em corrente contínua até 350 kW, o que se traduz numa redução significativa no tempo necessário para carregar a bateria entre 10% e 80%, agora possível em cerca de 22 minutos, menos 25% do que anteriormente. O ganho não se limita à velocidade de carregamento, já que a eficiência energética melhora até 6% de acordo com o ciclo WLTP, resultado também da introdução de novas baterias fornecidas pela CATL: 92 kWh para a versão de motor traseiro e 106 kWh para as variantes de dois motores, incluindo a Performance. Esta combinação reforça as capacidades do SUV em viagens de longa distância.

Todas as versões do Polestar 3 passam a contar com um motor síncrono de íman permanente desenvolvido internamente para o eixo traseiro. Esta unidade, em conjunto com o motor assíncrono dianteiro, eleva a potência total até 500 kW na variante Performance. O motor dianteiro adota agora um sistema de desacoplamento automático, semelhante ao já aplicado no Polestar 2, que permite desligar-se quando não é necessário, contribuindo para ganhos de eficiência e autonomia em condução quotidiana. O maior enviesamento da potência para o eixo traseiro, aliado a barras estabilizadoras revistas e a uma afinação mais precisa da direção assistida, garante uma experiência de condução mais direta e envolvente em todas as versões.

Outro dos pontos centrais da renovação está na substituição do processador Xavier pelo NVIDIA DRIVE AGX Orin. A capacidade de processamento sobe de 30 para 254 biliões de operações por segundo, um aumento superior a oito vezes. Esta evolução permite uma gestão mais rápida e sofisticada dos sistemas de segurança ativa, da performance da bateria e da leitura de dados provenientes dos sensores. Em linha com a estratégia de atualizações contínuas, a Polestar confirmou que esta melhoria de hardware será disponibilizada gratuitamente aos atuais proprietários do modelo, com início previsto para 2026.

Polestar 3

A gama da marca passa a organizar-se em três níveis distintos: Rear motor, Dual motor e Performance. O sistema de suspensão pneumática adaptativa mantém-se de série apenas na Performance, tornando-se opcional na Dual motor. A identidade de cada versão é ainda marcada pelas cores dos cintos de segurança: preto na Rear motor, preto com risca dourada na Dual motor e dourado integral na Performance. A estratégia de pacotes de equipamento também foi revista, facilitando a configuração do veículo. Surgem combinações como o novo Climate pack, que inclui bancos traseiros aquecidos, volante aquecido e limpa-para-brisas com resistência, e o Prime pack, que reúne os pacotes Pilot, Plus e Climate, acrescentando vidros traseiros escurecidos. O sistema de som Bowers & Wilkins, com altifalantes integrados nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído, passa a poder ser adquirido isoladamente ou incluído no Plus pack.

No exterior, a cor Storm, um cinzento metálico escuro, substitui a anterior Thunder, enquanto o grafismo das portas é atualizado para incluir a designação da versão e um logótipo Polestar 3 em maior destaque. No interior, o estofamento de série passa a ser em MicroTech de base biológica na cor Charcoal, enquanto o alumínio reciclado, antes opcional, passa a fazer parte do equipamento base. O renovado Polestar 3 chega primeiro ao mercado britânico, onde a procura esgotou a produção do modelo anterior, sendo posteriormente introduzido noutros países.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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