Aplicação de navegação da Google perde recurso que foi anunciado em 2018.
O Google Maps está, garantidamente, entre as aplicações gratuitas mais utilizadas em todo o mundo, seja por utilizadores de equipamentos Android, como por utilizadores do iPhone. E a aplicação é altamente popular graças aos esforços da Google em manter a aplicação atualizada, e por adicionar com algumas frequência algumas novas funcionalidades. No entanto, de vez em quando, a aplicação também perde alguns recursos, pelos mais diversos motivos.
Segundo agora está a ser revelado, o Maps vai perder a capacidade de “seguir lugares”. Trata-se de uma funcionalidade que teve a sua estreia em 2018, sendo que, na altura, a Google descreveu a novidade como uma forma fácil de receber atualizações de locais e empresas, como eventos, ofertas e outras novidades, diretamente na aba “Para Si”. Cada empresa e local no Google Maps tinha um botão “+ Seguir” ao lado do nome, permitindo que os utilizadores recebessem essas atualizações com muita facilidade.
Durante um APK Teardown, prática que permite antecipar recursos a chegar a um serviço, com base no código ainda em desenvolvimento, foram encontradas strings dentro da versão beta 11.134.0103 do Google Maps que remetem à próxima eliminação da função de seguir lugares.
Segundo essas strings, a funcionalidade de seguir lugares no Maps será descontinuada já a partir do próximo ano. Como resultado, os utilizadores não mais poderão ver os lugares que seguiram na aplicação até ao momento. Os interessados em locais salvos poderão descarregar os dados localmente.
“Seguir Lugares” desaparece do Google Maps
Porém, com a evolução da interface da aplicação, o botão está fora de uso há algum tempo. Não sabemos exatamente quando é que o botão desapareceu, mas procurámos na aplicação… e não conseguimos encontrar. Além disso, o recurso não está mais documentado nos documentos oficiais de suporte. Não existe mais documentação sobre como seguir uma empresa, e o único documento de suporte disponível para seguir um perfil inclui apenas instruções sobre como deixar de o seguir.