A equipa do Plex afirma que uma entidade não autorizada acedeu à base de dados da plataforma, expondo informações delicadas dos seus utilizadores.
A popular plataforma de streaming Plex foi alvo de uma recente fuga de dados sensíveis, com a equipa agora a pedir aos utilizadores para alterarem imediatamente as suas passwords de acesso.
Esta fuga de dados foi confirmada por utilizadores que começaram a receber emails a dar conta da situação e por um comunicado oficial que também explica como tal aconteceu.
De acordo com esse comunicado, a fuga foi identificada após uma entidade terceira não autorizada ter acedido a um subconjunto de informações da base de dados dos clientes e utilizadores. Ao identificar a fuga, a equipa afirma ter contido rapidamente a situação e identificou que os tipos de dados potencialmente comprometidos incluem emails, usernames, passwords encriptadas e outros dados de autenticação.
No entanto, qualquer tentativa de acesso a dados pessoais usando as passwords encriptadas, são bloqueadas por acessos terceiros, apaziguando um potencial pânico. Ainda assim, de acordo com o Plex, para precaver qualquer potencial acesso indevido, recomenda que todos cuidem da saúde da sua conta, começando por alterar as suas palavras passe.
Para o fazer, basta aceder às definições de perfil da conta, alterando a palavra passe. A equipa recomenda visitar plex.tv/reset, mas este link está atualmente em baixo. Para proceder a um guia mais compreensivo, podem visitar também os artigos de suporte oficiais, aqui.
A equipa também recomenda os utilizadores que neste processo façam sign out de todos os dispositivos e voltem posteriormente a fazer login. Da mesma forma, é também recomendado que se ligue a autenticação de dois factores, que ajuda a alertar os utilizadores de acessos potencialmente indevidos, para além de ser mais uma camada de proteção.