Já para este ano, o objetivo da Plenergy é chegar aos 15 postos de combustível low-cost a funcionar em território nacionla.
Foi a 16 de dezembro de 2024 que a Plenergy (anteriormente conhecida como Plenoil) abriu o seu primeiro posto de combustível low-cost em Portugal, localizado na Guarda. Com o tempo a passar, surgiram novas inaugurações, com estações em Viana do Castelo, Cartaxo, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, esta última a primeira no país a contar com um centro de lavagem automóvel.
Aquando da inauguração do primeiro posto em território nacional, o residente executivo (CEO) da Plenergy, José Rodríguez de Arellano, disse à agência Lusa que a empresa tem atualmente cerca de 40 projetos em desenvolvimento, e que a “expectativa é terminar 2025 com pelo menos 15 estações de serviço em todo o país”, ou seja, esse número poderá ser superior. O responsável divulgou também que cada estação custa 750.000€ a inaugurar e que a Plenergy pretende investir cerca de 25 milhões de euros em Portugal até ao final de 2026.
Estas ambições foram reforçadas esta semana numa conferência de imprensa que decorreu no Porto e que contou com a presença de Tiago Preguiça, diretor de Expansão e Relações Institucionais para Portugal. Aos presentes, o responsável referiu que a Plenergy quer investir “entre 15 a 17 milhões de euros” em Portugal continental até final deste ano.
Para isso, estão previstas várias inaugurações. Uma delas será na Trofa, nas próximas semanas, ao passo que localizações como Matosinhos, Abrantes, Loures e Póvoa de Varzim receberão os postos de combustível Plenergy até final de setembro. Por norma, as obras para a inauguração de cada posto demoram entre dois a três meses.
Tiago Preguiça revelou ainda que, se o objetivo é ter 15 postos a funcionar até ao final de 2025, a meta é bem mais ambiciosa para 2026, uma vez que a empresa pretende ter, até ao final do próximo ano, “entre 35 a 40 postos de abastecimento abertos”. Com isso, serão também criados 61 postos de trabalho.
Plenergy quer revolucionar o mercado de combustíveis em Portugal
A Plenoil foca-se no crescimento através dos seus próprios postos, em vez de franchisar a marca a terceiros. A sua estratégia passa por instalar-se em locais com grande volume de tráfego, o que permite oferecer preços mais baixos. Ao comprar grandes quantidades de combustível, a empresa consegue negociar melhores preços com os fornecedores.
E sim, as estações da Plenergy funcionam 24 horas por dia.
A meta da Plenoil em Portugal é conquistar o segundo ou terceiro lugar no mercado, atualmente liderado pela Galp, que tem quase 700 postos de abastecimento. A Prio, a sua concorrente direta no segmento de baixo custo, tem atualmente mais de 250 postos a nível nacional.