De acordo com vários informadores, a nova geração de consolas poderá arrancar dentro de dois anos, com a Sony e a Microsoft a prepararem sistemas de próxima geração baseados em tecnologias da AMD.
A próxima geração de consolas poderá estar prestes a chegar, quando completar os sete anos, uma longevidade relativamente normal entre gerações, apesar de parecer que 2020 – ano de lançamento da PlayStation 5 e das Xbox Series X|S -, foi há pouco tempo. Esta expectativa começa a ganhar forma graças a duas fontes independentes de confiança, que partilharam informações sobre o hardware da hipotética PlayStation 6 e a sucessora da Xbox Series X|S, que estão alegadamente planeadas para lançamento em em 2027.
A primeira informação chega-nos através de KeplerL2, conhecido por divulgar detalhes credíveis sobre componentes da AMD. Numa discussão técnica no fórum NeoGaf, o especialista afirmou que a PS6 tem lançamento previsto para 2027, salientando que essa é “a meta atual, salvo imprevistos”. A revelação ganha força por coincidir com uma apresentação recente de Mark Cerny, arquiteto principal da PlayStation, e Jack Huynh, vice-presidente senior da AMD, que mencionaram o lançamento de uma nova tecnologia numa “futura consola nos próximos anos”, sem indicar prazos.
A partir dessas declarações, foram vários os analistas sugeriram que a Sony poderá estar ativamente a preparar transição de geração, concluído uma janela de tempo por geração semelhante às das gerações passadas, cuja média são 6 anos.
Já no lado da Microsof, também esta poderá apontar para 2027. Recentemente, o criador de conteúdos Moore’s Law is Dead (MLID) (que também já havia falado da sucessora da PlayStation 5)divulgou um vídeo onde afirma que a empresa está a desenvolver a nova consola baseada num processador também criado pela AMD, conhecido internamente como “Magnus”. De acordo com o vídeo, o seu lançamento também está “previsto para 2027”, informação que diz ter sido validada por múltiplas fontes ligadas à indústria.
Estas indicações estão alinhadas com as recentes declarações da empresa, que também já havia anunciado uma pareceria com a AMD para futuras consolas, mas também apontam para uma mudança de estratégia no lado da Microsoft. Já que em vez de uma consola tradicional, o novo sistema poderá aproximar-se de um modelo híbrido entre consola e computador, permitindo ao utilizador aceder não apenas a jogos, mas também a aplicações e ferramentas semelhantes às de um PC. Algo que MLID aponta para a probabilidade de tornar esta consola mais dispendiosa do que as opções atuais e futuras rivais.
Para já, nem a Sony nem a Microsoft comentaram estas previsões, embora ambas tenham confirmado parcerias em curso com a AMD para o desenvolvimento das suas futuras consolas.