A Sony revelou que já foram distribuídas a 80,3 milhões PlayStation 5 em todo o mundo.
A Sony confirmou nos seus mais recentes resultados financeiros que a PlayStation 5 atingiu os 80,3 milhões de unidades distribuídas a nível global desde o lançamento original da consola em 2020. O número inclui os 2,5 milhões de unidades enviadas entre abril e junho de 2025, um ligeiro aumento face ao mesmo período do ano anterior. Apesar destes números nem sempre corresponderem ao número exato de unidades vendidas diretamente a cada utilizador, são usados como indicativos de vendas efetivas.
Estes dados surgem três meses depois da marca ter encerrado o último ano fiscal com 77,7 milhões de consolas, altura em que previa um crescimento sustentado, sobretudo impulsionado por novos lançamentos exclusivos, já a apontar para os 80 milhões. Apesar da PlayStation 5 continuar atrás da trajetória da PlayStation 4 por cerca de 1,4 milhões de unidades, a Sony tem conseguido manter um desempenho sólido, mesmo com um preço mais elevado e com a inflação a ter impacto no mercado.
O recente relatório também destaca outros indicadores positivos para a marca. A PlayStation Network contava com 123 milhões de utilizadores ativos mensais no final de junho, mais sete milhões do que no mesmo trimestre do ano anterior. Já no que diz respeito ao software (jogos), foram vendidas 65,9 milhões de unidades combinadas de jogos para PlayStation 4 e PlayStation 5, um aumento significativo em relação aos 53,6 milhões registados no mesmo período de 2024.
Destas vendas, 6,9 milhões dizem respeito a títulos exclusivos da Sony, confirmando uma tendência de crescimento face aos 6 milhões vendidos no trimestre homólogo. Em termos de formato, 83% das cópias vendidas foram em formato digital, continuando o aumento da predominância das versões descarregáveis face aos formatos físicos.
Com lançamentos recentes como foi o caso de Death Stranding 2: On the Beach e a chegada de Ghost of Yotei nos próximos meses, a marca espera reforçar a presença dos seus títulos proprietários no mercado, tentando contrariar a previsão de uma ligeira quebra nas vendas de consolas ao longo do novo ano fiscal.