Phil Spencer garante que Forza Motorsport não chegou ao fim, mas confirma que a série vai ficar em pausa

- Publicidade -

O novo foco da Xbox esta concentrado em jogos com lançamento mais próximo, após a reestruturação interna que reduziu a equipa da Turn 10 Studios.

Após algum silêncio sobre o assunto, Phil Spencer voltou a pronunciou-se sobre o futuro de Forza Motorsport, garantindo que a série “não acabou”, mas admite que o estúdio responsável pela franquia, a Turn 10 Studios, se encontra numa fase de menor atividade enquanto a Xbox concentra esforços em projetos com lançamento mais imediato.

As declarações surgem numa entrevista à revista japonesa Famitsu, onde o responsável do departamento de videojogos da Microsoft foi questionado sobre o rumo de séries como Halo que vai chegar agora à PlayStation 5 com um remake – e Forza Motorsport – cujo spin-of Forza Horizon já chegou à plataforma rival. Spencer esclareceu que ambas continuam nos planos da empresa, mas que se encontram em momentos distintos de desenvolvimento. “Por vezes precisamos de ajustar o foco para jogos que vão ser lançados mais cedo”, explicou, reconhecendo “a reação de muitosapós a redução da equipa da Turn 10.

Spencer justificou esta redistribuição interna como uma forma de evitar sobrecarga das equipas e permitir maior flexibilidade dentro dos Xbox Game Studios, que atualmente reúnem mais de 20 estúdios e dezenas de projetos em paralelo. “Temos muitos jogos que queremos apoiar com cuidado, e às vezes damos mais tempo às equipas para não as colocar sob pressão constante”, afirmou. Apesar da reestruturação, Spencer garantiu que a série Forza Motorsport continua ativa, ainda que sem um novo título a curto prazo.

Em julho, a Xbox confirmou uma vaga de despedimentos que afetou cerca de metade do estúdio, e que levou à suspensão de atualizações de maior escala para Forza Motorsport.  Nessa altura, o ex-coordenador de conteúdos Fred Russell chegou a afirmar que a “equipa de Forza Motorsport já não existe” e que o espaço dedicado ao projeto foi encerrado, sugerindo que o estúdio teria sido convertido num grupo de apoio ao motor gráfico ForzaTech e à série Forza Horizon. Outros testemunhos, como o de Scott Catlin, diretor de design que esteve quase 25 anos ligado à marca, confirmaram o impacto profundo dos despedimentos.

Forza Motorsport foi lançado em outubro de 2023 para Xbox Series X|S e PC, enquanto reboot da série e com a promessa de um modelo de suporte contínuo. O jogo recebeu 22 atualizações gratuitas que adicionaram novos carros, circuitos e melhorias técnicas, mas o ritmo de desenvolvimento abrandou desde meados deste ano.

Enquanto a Turn 10 não regressa a Motorsport, os rumores de que o estúdio passou a colaborar no desenvolvimento de Forza Horizon 6, confirmaram-se assim com estas declarações de Spencer e com o anúncio oficial do jogo, desenvolvido pela Playground Games, cujo lançamento está previsto para 2026 no PC e consolas Xbox Series X|S – com lançamento também na PlayStation 5 mais tarde.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados