Google tenta melhorar o seu mecanismo de pesquisa com novos recursos.
Num mundo já amplamente dominado pela inteligência artificial, onde assistentes como o ChatGPT e Gemini já respondem às nossas questões diárias, a autenticidade da informação humana torna-se cada vez mais importante. Plataformas como a X já utilizam sistemas de classificação comunitária para combater a desinformação. E é precisamente a pensar nisso que a Google está a testar a adição de uma secção de comentários aos seus resultados da pesquisa, de modo a enriquecer as informações disponibilizadas.
Uma nova função denominada de simplesmente “Notas” está atualmente em fase experimental nos Estados Unidos e na Índia. A mesma oferece aos utilizadores a possibilidade de adicionar comentários aos resultados de pesquisa individuais. Poderia ser comparado a um tipo de verificação, onde os utilizadores validam, ou contestam, informações utilizando provas concretas. O objetivo desta inovação é enriquecer a qualidade dos resultados de pesquisa da plataforma.
Integrar uma secção de comentários aos resultados de pesquisa da Google não está totalmente isento de riscos. Na verdade, tal como as redes sociais, podem tornar-se num terreno fértil para comportamentos abusivos, desinformação e assédio. Para evitar esses perigos, a Google oferece uma opção que permite aos criadores de notas desativar os comentários. Além disso, este sistema poderia incluir um mecanismo de voto positivo ou negativo para simplificar a moderação e, ao mesmo tempo, acompanhar a relevância, bem como a popularidade, das informações que foram partilhadas.
Google já está a testar as “Notas” no seu mecanismo de pesquisa
Embora os comentários ainda não estejam disponíveis para beta testers do recurso “Notas”, a sua integração pode influenciar a forma como as informações são partilhadas e validadas online. Se bem implementado, este recurso poderá não apenas melhorar a reputação das informações partilhadas, mas também encorajar uma participação mais crítica e informada dos utilizadores.