O estúdio anunciou a suspensão de dois projetos em desenvolvimento e a necessidade de reduzir equipas.
Após o anúncio de três emocionantes projetos – o envolvimento em Gears Of War: E-Day com a The Coalition; o desenvolvimento de um protótipo mistério para a PlayStation; e o anúncio de Lost Rift -, a People Can Fly confirmou agora suspensão de outros dois jogos que tinha ativamente em desenvolvimento: o Project Gemini, uma produção em colaboração com a Square Enix, e Project Bifrost, um novo jogo de realidade virtual que seria auto-publicado. Esta decisão terá impactos na estrutura do estúdio com despedimento parcial das equipas.
A informação foi partilhada com uma mensagem CEO do estúdio, Sebastian Wojciechowski, que apontou a falhas de comunicação por parte da Square Enix como um motivo principal para o fim de Project Gemini. De acordo com o comunicado, a editora não entregou a proposta contratual necessária para avançar com as próximas fases de produção e não comunicou se pretendia continuar ou terminar oficialmente o projeto. Já no caso de Project Bifrost, a suspensão foi motivada por dificuldades financeiras, com índices a apontar para a impossibilidade de garantir os recursos necessários para concluir o desenvolvimento.
“Temos de nos reorganizar significativamente como estúdio e reduzir as nossas equipas, o que é o que mais nos custa”, escreveu Wojciechowski. O CEO lamentou o desfecho, agradecendo o trabalho de todas as pessoas envolvidas.
Apesar destes cancelamentos, a People Can Fly mantém os restantes projetos já mencionados ativos, e que não deverão sofrer consequências a luz desta restruturação e despedimentos.