Mas isso não significa que, na vossa caixa, venha efetivamente um Pastel de Belém.
Quando chegou a Portugal, em outubro de 2019, a Too Good To Go começou logo por criar sensação. Na altura, eram escassas as soluções que permitissem ao consumidor evitar o desperdício de refeições, com o bónus de adquirirem alimentos em bom estado de consumo.
Era, e é, um dois em um: não só se evita o desperdício alimentar, que é um flagelo na sociedade atual, como é possível ter belíssimas refeições a um preço muito inferior ao praticado atualmente. Isto acontece porque, sendo excedentes (as chamadas sobras), o preço diminui drasticamente. Assim, ao invés de ir para o lixo, adquire-se essa comida que está em bom estado de consumo. E claro, fora da app, existem várias iniciativas que permitem agarrar nestes excedentes e doar a instituições, ajudando os mais necessitados.
Mas 2019 já foi há cinco anos e, com o passar do tempo, a app foi registando cada vez mais estabelecimentos aderentes. E com tantas opções diferentes, como a possibilidade de salvar snacks, chocolates, cabazes de frutas, cabazes de legumes, azeites, cervejas (artesanais ou não), vinhos, entre tantas outras coisas, é perfeitamente natural que os portugueses adiram cada vez mais à iniciativa.
É precisamente isso que demonstra a Too Good To Go, que partilhou recentemente que os portugueses salvaram mais de 1,5 milhões de magic boxes em 2023, representando um aumento de 32% face ao ano anterior. Também o número de lojas aderentes à iniciativa aumentou 20,8% comparativamente com 2022.
Recentemente contámos aqui no Echo Boomer que a Pizza Hut, bem como a Jeronymo, que já trabalhava com a Too Good To Go, mas passou também a permitir salvar refeições.
Pois bem, há agora uma novidade que vai agradar aos mais gulosos: os Pastéis de Belém chegaram à Too Good To Go! Mas calma que isto não significa que vão apenas poder adquirir esta maravilha por menos dinheiro.
Basicamente, a Surprise Bag dos Pastéis de Belém tem docinhos, salgadinhos e, quem sabe, o famoso Pastel de Belém. Ou seja, se salvarem uma box, não é garantido que encontrem um Pastel de Belém. É preciso ter sorte também.
Pelo que conseguimos perceber, existem duas opções de box, sendo que ambas custam 4,99€. As descrições não são iguais, até porque, numa das boxes, pode ler-se que irão recolher produtos da montra do dia anterior.
Em todo o caso, é mais uma iniciativa de louvar de combate ao desperdício alimentar.