A Câmara Municipal de Lisboa alterou o regulamento das trotinetes com integração no passe Navegante, zonas de circulação proibida e estacionamento obrigatório.
A circulação de trotinetes em Lisboa vai passar a estar sujeita a um novo conjunto de regras, após a Câmara Municipal ter assinado uma adenda ao contrato celebrado com os operadores destes veículos em janeiro de 2023. A principal novidade é a integração das trotinetes no passe Navegante, permitindo aos residentes da cidade que detenham este título de transporte utilizá-las gratuitamente até um limite mensal de 200 minutos, com um máximo de 10 minutos por viagem.
A autarquia continua assim a sua estratégia de integrar diferentes modos de transporte no passe Navegante, como já acontece com o sistema de bicicletas Gira e alguns parques de estacionamento. O objetivo é eliminar obstáculos na última etapa das viagens, incentivando uma maior utilização da rede pública de transportes da capital.
A gratuitidade, porém, não será imediata. Está previsto um período de dois meses para que os operadores realizem os ajustamentos técnicos necessários para a integração com o sistema gerido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
A adenda ao contrato prevê também alterações nas zonas onde é proibida a circulação de trotinetes. Estes veículos deixam de poder circular em vias BUS, jardins, parques, áreas próximas de monumentos e praças, bem como nas vias secundárias definidas no Plano Diretor Municipal. Um exemplo destas restrições é o eixo central da Avenida da Liberdade. A aplicação destas proibições será feita digitalmente, por georreferenciação, que bloqueará automaticamente o funcionamento das trotinetes nas zonas interditas.
Outra alteração importante prende-se com o estacionamento. A partir de agora, as trotinetes deverão ser estacionadas obrigatoriamente em zonas delimitadas para esse fim – os chamados hotspots -, com o intuito de regular e ordenar o espaço público.
Desde o início de 2023, o município tem implementado diversas medidas para ordenar e regulamentar a utilização das trotinetes, entre as quais se destacam a criação de hotspots para estacionamento, a limitação da velocidade máxima a 20 km/h e a redução do número total de veículos, que diminuiu 73%. Atualmente, estão em operação em Lisboa cerca de 6.000 trotinetes autorizadas.