O Parque Eólico de Aranhas contará com uma potência instalada de 244,64 megawatts, permitindo gerar cerca de 508 gigawatts-hora por ano.
A Quadrante, consultora especializada em engenharia, arquitetura, ambiente e sustentabilidade, está envolvida no desenvolvimento de um dos maiores parques eólicos do país. Falamos do Parque Eólico de Aranhas, uma iniciativa em codesenvolvimento com a Endesa Portugal, terá capacidade para fornecer eletricidade a aproximadamente 24.000 habitações.
Com uma área superior a 46 hectares, distribuída pelos concelhos da Chamusca, Abrantes, Alpiarça e Constância, o projeto prevê a instalação de 44 aerogeradores. Esta infraestrutura insere-se na estratégia de transição energética, aproveitando o processo de reconversão da antiga Central Termoelétrica do Pego.
O parque contará com uma potência instalada de 244,64 megawatts, permitindo gerar cerca de 508 gigawatts-hora por ano. Além do impacto na produção de energia renovável, o projeto reflete uma redução significativa de emissões de CO2, passando de 4,7 milhões de toneladas anuais da antiga central a carvão para um total de 83.000 toneladas.
Para suportar esta infraestrutura, será construída uma subestação elevatória de 33/220 quilovolts (kV), ligada à subestação coletora de Concavada através de uma linha de transmissão de muito alta tensão de 220 kV, com aproximadamente 43 quilómetros de extensão. Este investimento reforça o compromisso com a descarbonização e a expansão das energias renováveis no território nacional.
Nota: imagem meramente ilustrativa