O Panorama Multiusos de Alcobaça custou 4,5 milhões de euros.
Há um novo pavilhão multiusos em Portugal. Dá pelo nome de Panorama e foi inaugurado no passado dia 28 de março, em Alcobaça.
O espaço tem como propósito acolher atividades culturais, desportivas, económicas e sociais, oferecendo uma alternativa à concentração de eventos nos grandes centros urbanos. A direção artística e a programação ficarão a cargo de Nuno Gonçalves, membro da banda The Gift.
O novo equipamento, que renova todo o edifício do MercoAlcobaça, melhorando as suas condições de conforto e de isolamento térmico e acústico, conferindo-lhe ainda uma nova imagem, mais contemporânea e nobre, está projetado para receber eventos de médio e grande porte. A programação inicial será apresentada a 2 de maio, dia em que o público poderá assistir ao espetáculo Canta-me Histórias, protagonizado por Tim.
O Panorama conta com diversas salas adaptadas a diferentes tipos de eventos. A Sala Panorama, principal espaço do complexo, tem capacidade para 2.600 espectadores sentados ou 5.300 em pé. Já a Sala Lustre, de carácter alternativo, pode receber 600 pessoas sentadas ou 1.300 em pé, sendo vocacionada para concertos de menor escala, DJ sets e reuniões.
O Auditório Panorama, com lotação para 100 pessoas, está pensado para conferências, sessões de cinema independente, podcasts e pequenos concertos. O Lobby Panorama funciona como ponto de encontro, disponível para exposições, recitais, debates e lançamentos de livros.
O espaço conta ainda com seis salas destinadas a ensaios de bandas musicais, coworking e criação artística, com o intuito de fomentar a produção cultural e consolidar Alcobaça como um polo de inovação e criatividade.
Com localização estratégica, a cerca de uma hora de Lisboa, o Panorama surge como uma opção para produtores de eventos que procuram descentralizar espetáculos e iniciativas corporativas. Além de garantir uma programação variada, o projeto pretende consolidar hábitos culturais e impulsionar a economia criativa na região.
O Panorama Multiusos de Alcobaça custou 4,5 milhões de euros.