Preço dos módulos de memória estão mais baixos do que o previsto.
Os preços estão a subir em várias áreas e os produtos tecnológicos não são uma exceção. Em particular, os computadores têm enfrentado flutuações significativas nos preços nos últimos anos, devido a questões geopolíticas, corridas atrás de novas tendências tecnológicas (farming de cripto e IA) e pandemias globais. Esta tempestade perfeita aumentou os custos de produção de componentes, e os módulos de memória RAM não foram exceção.
No entanto, a situação pode mudar. É isso que se está a verificar agora com os módulos de memória RAM. Desde o início de 2023 que os preços têm aumentado de forma contínua, até que, em agosto, registou-se uma ligeira descida média de 2,4%. Quase um mês depois, essa tendência confirmou-se de forma acentuada, segundo os dados da DRAMeXchange, uma empresa especializada da TrendForce.
O preço médio de um módulo de 8GB de RAM desceu 17% em relação a agosto. No caso de um conjunto de 8 módulos de 16GB (totalizando 128GB), a redução foi de 11,44%. Importa destacar que estes números referem-se apenas à memória RAM DDR4 e não à mais recente DDR5, que ainda se mantém com preços elevados.
As razões para esta mudança são bem simples. Com a introdução de uma nova geração de módulos, muitos utilizadores estão a passar da DDR4 para a DDR5, o que resulta numa menor procura pela geração mais antiga, obrigando a uma descida de preços para facilitar as vendas. Em segundo lugar, embora as vendas de PCs tenham recuperado, não o fizeram de forma tão robusta como se previa. Assim, os fabricantes acabaram por acumular mais stock do que o esperado, levando a uma redução na compra de memória RAM, o que, por sua vez, diminui a procura e provoca uma queda nos preços.
RAM DDR4: Reduções de preços e mudanças no mercado
Não se pode garantir que esta tendência irá persistir ou se os preços se tornarão mais atrativos durante a época das promoções (como o Amazon Prime Day ou a Black Friday). Contudo, se está a pensar em adquirir RAM DDR4, vale a pena esperar algumas semanas para que as reduções de preços se refletem nas lojas.