A agenda do Summer Game Fest inclui eventos e transmissões de maio a agosto.
No início deste mês ficámos a conhecer o Summer Game Fest, um projeto que pretende acompanhar e apadrinhar um conjunto de eventos dedicados aos videojogos. Esses eventos poderão ser seguidos confortavelmente a partir das nossas casas, surgindo em resposta ao cancelamento das grandes feiras de videojogos que acontecem normalmente durante este período.
O primeiro evento já aconteceu. Tratou-se do Inside Xbox, onde pudemos espreitar alguns novos jogos da próxima geração, servindo também de aperitivo para o que aí vem. Entretanto, a Sony prepara-se para um evento em breve de revelação da PlayStation 5, ao passo que e a Ubisoft e a EA já partilharam os seus planos para transmissões cheias de novidades. Mas há mais, muito mais.
Summer Game Fest Sunrise #1 – 12 de maio pelas 17h
Apesar do Inside Xbox ter sido o primeiro evento do seu calendário, a abertura solene acontece agora. Nesta transmissão, que poderão seguir diretamente a partir do site oficial do Summer Game Fest, Geoff Keighley promete apimentar a nossa antecipação por revelações para os próximos meses e uma entrevista surpresa para a comunidade.
Guerrilla Collective – 6 a 8 de junho
Para ser seguido via Twitch, o evento Gerrilla Collective vai ser um espaço para jogos independentes, colmatando a ausência da E3. Durante estes três dias, serão revelados jogos e haverá entrevistas com a presença de produtores e de estúdios.
Paradox Insider – 6 de junho pelas 19h30
Dedicado para os fãs de jogos de estratégia, a Paradox Interactive, da fama de Cities Skylines e Crusader Kings, promete um evento onde irá revelar algo de novo.
PG Gaming Show – 6 de junho pelas 20h
Aquele que era a única conferência exclusiva ao PC gaming na E3 vai acontecer num formato um pouco diferente. Porém, não irão certamente faltar novidades no mundo dos computadores.
Future Games Show – 6 de junho pelas 22h30
Levado a cabo pela GamesRadar e pela Future Publishing, este evento será dedicado à cobertura geral das revelações durante este período, com antecipações a novos jogos, discussões, convidados e muito mais.
Steam Game Festival – 9 a 14 de junho
Mais do que um evento será um momento de experimentação, onde os jogadores vão poder ter um contacto direto com uma seleção de demos via Steam e, se quiserem, começarem a coloca-los na lista de desejos.
EA Play Live 2020 – 12 de junho pelas 00h
Apesar de já não terem presença na E3, o EA Play é facilmente associado ao certame devido à sua agenda. Como no passado, voltaremos a ter uma transmissão dedicada a revelações de novos jogos e entradas em séries populares, como FIFA, NFL, Need For Speed, Battlefield, entre outros.
Cyberpunk 2007 Night City Wire – 11 de junho
O único evento aparentemente dedicado a um único jogo, que por sinal parece ser o maior e mais ambicioso a ser lançado este ano. Inicialmente era para chegar na primavera, mas agora é só em setembro, o que significa que este evento será recheado de conteúdos dedicados à nova aposta da CDPR.
Ubisoft Forward – 12 de julho
Também presente no circulo de conferências da E3, a Ubisoft chega com a sua alternativa independente ao lançar uma transmissão dedicada às suas novidades, que incluem Assassin’s Creed, Watch Dogs, Rainbow Six, entre outros.
Xbox Game Studios Showcase – Julho (data por anunciar)
A primeira apresentação da próxima geração de jogos para a Xbox deixou um pouco a desejar em alguns aspetos, entre eles a falta de exclusivos. Mas isso será retificado com um evento inteiramente dedicado aos jogos internos da marca, onde iremos conhecer títulos completamente novos e, segundo rumores, alguns regressos inesperados.
Gamescom: Opening Night Live – 24 de agosto pelas 19h
Este ano, a Gamescom troca o espaço físico pelo online com a ajuda de Geoff Keighley, que será o anfitrião da ocasião. Como será de esperar, haverá mais revelações, atualizações, entrevistas e muito mais para acompanhar.
Esta lista de eventos é apenas um apanhado do que já se conhece. De fora estão, para já, outros nomes grandes da indústria dos quais se espera algum tipo de comunicação mais celebratória, como é o caso de um novo Nintendo Direct ou um State of Play, onde, neste caso, poderemos conhecer finalmente a PlayStation 5. Está tudo no ar.
Mas uma coisa é certa: hype, novidades e temas de conversa no mundo dos videojogos não vão deixar de existir este verão.