Fundada em 1967, a Orquestra Sinfónica de Berlim é reconhecida pela sua excelência interpretativa.
A 18ª edição da Temporada Darcos, ciclo de concertos e eventos musicais que tem como objetivo promover e divulgar a música clássica e a performance de orquestras de prestígio internacional em várias cidades de Portugal, inclui, pela primeira vez, a presença da Berliner Symphoniker (Orquestra Sinfónica de Berlim) no nosso país, no âmbito do ciclo Europa Sinfónica.
O público português poderá assistir a dois concertos, com datas marcadas para 23 e 24 de abril, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e na Aula Magna da Universidade de Lisboa, respetivamente.
A digressão da orquestra terá início no dia 13 de abril, na Philharmonie de Berlim, onde o compositor e maestro português Nuno Côrte-Real conduzirá a orquestra naquela que é uma das mais emblemáticas salas de concertos da Alemanha.
Fundada em 1967, a Berliner Symphoniker é reconhecida pela sua excelência interpretativa, conseguindo interpretar com mestria tanto repertórios clássicos como contemporâneos. Ao longo dos anos, a orquestra foi dirigida por diversos maestros de renome internacional, mantendo uma programação que explora a riqueza das obras de grandes compositores.
A programação dos concertos em Portugal inclui a abertura da ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a estreia de uma obra contemporânea do próprio Nuno Côrte-Real, a Sinfonia 2022, que será apresentada pela primeira vez por esta orquestra. O concerto inclui ainda a Sinfonia nº 1, em Dó menor, op. 68, de Johannes Brahms, uma das suas peças mais célebres e representativas.
Quanto aos bilhetes, podem adquirir na Ticketline e locais habituais para o concerto em Sintra. Relativamente à data em Lisboa, a entrada é gratuita.