O Reno14 FS 5G não é muito diferente do seu antecessor, mas ainda se mantém como um equipamento equilibrado e muito bem construido pela OPPO.
Recentemente o OPPO Reno13 FS 5G, um novo smartphone de gama média, passou-me pelas mãos e apesar de não impressionar, revelou-se competente para aquilo que oferecia. Agora, apenas alguns meses depois a Oppo já me trouxe o seu sucessor o OPPO Reno14 FS 5G, que chega ao mercado por 499,99€, partilhando praticamente o mesmo visual e especificações técnicas, com apenas algumas pequenas diferenças.
O OPPO Reno14 FS 5G é lançado com a promessa de ser um daqueles smartphones que não passam despercebidos, e pelo menos no que toca ao visual, cumpre à risca. A marca chama à sua estética de Urban Vanguardist e, na cor Luminous Green (versão testada), não é difícil perceber porquê. Já nas mãos, é fino, fácil de segurar com uma mão e sem provocar fadiga mesmo depois de longos períodos de utilização. Conta também com a certificação IP69, o que significa que é resistente a poeira e a água sob pressão, assim como a temperaturas consideradas elevadas.
Ao longo do uso do OPPO Reno14 FS 5G apanhei até um susto, onde o dispositivo mergulhou acidentalmente numa piscina. E para minha satisfação sobreviveu sem qualquer drama. A OPPO garante que o dispositivo aguenta mergulhos de até 2 metros durante meia hora, revelando-se perfeito para fotos e vídeos em ambientes subaquáticos e controlados de forma, obviamente, ocasional e nunca para mergulho profissional. E um pormenor curioso é que à semelhança do que encontramos, por exemplo, em smartwatches, como o Apple Watch, este dispositivo tem uma função que emite um som potente para expulsar a água que possa ter entrado em alguns dos seus canais, como por exemplo nos altifalantes.
Apesar de não ter testado, o telefone também não se assusta com quedas repentinas, uma vez que conta com um sistema de amortecimento biónico construido com camadas de vidro e metal que prometem absorção de choque, algo que pode ser um grande aliado para evitar o pesadelo de ecrãs rachados e componentes danificados.
A nível de áudio, a sua experiência sonora é boa, com dois altifalantes estéreo, um em cima e outro em baixo, e vem equipado com dois microfones para garantir clareza nas chamadas e nas gravações. Mas é no ecrã que o OPPO Reno14 FS 5G se destaca, com o seu painel OLED de 6,57 polegadas e com taxa de atualização de 120Hz, oferece fluidez impressionante e mantém a responsividade mesmo com os dedos molhados, graças ao Splash Touch. A resolução FullHD+, com 2400×1080 pixeis, apresenta 16,7 milhões de cores e um brilho máximo de 2100 nits que permitem a visualização de conteúdo em qualquer ambiente, mesmo sob luz solar direta, ou mesmo debaixo de água. A proteção fica a cargo do vidro Asahi Glass AGC DT-Star2, resistente e com uma boa sensação ao toque. A parte frontal do OPPO Reno14 FS 5G também se destaca pela sua moldura mínima de apenas 1,74mm, que lhe oferece um visual muito interessante, algo que é maioritariamente comum em smartphones de gamas mais altas.
Esta combinação de característica, acaba por oferecer ao utilizador alguma confiança na sua utilização e até vontade de o usar sem capa, dado as capacidades resistentes e o seu design apelativo. No entanto peca pela traseira que se revelou um verdadeiro imane de impressões digitais, o que me levou a considerar uma capa, nem que fosse transparente.
No que toca ao desempenho o Reno14 FS 5G é rápido, consistente e adaptável para quem procura um dispositivo fluido para a sua atividade diária e até mesmo para quem exige um pouco mais, sem investimentos mais elevados. Este equipamento mostrou-se satisfatoriamente capaz em atividades multitarefas pesadas e em jogos durante grande sessões. No seu interior encontra-se o Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1, acompanhado por 12GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Características mais do que suficientes para a maioria dos utilizadores, que podem ser otimizadas com a expansão de RAM virtual até 12GB adicionais e suporte para um cartão microSD. Na prática, e atualmente, é difícil imaginar um cenário em que este telemóvel se sinta limitado por falta de memória ou capacidade.
O Reno14 FS 5G vem com Android 15 pré-instalado, com a interface ColorOS 15 da marca, o que significa que está pronto para tirar proveito das mais recentes funcionalidades da Google, incluindo a integração com o Gemini, juntamente com a coleção de ferramentas inteligentes da OPPO. Entre elas, destacam-se funções fotográficas como o AI LivePhoto e AI Editor, que incluem uma série de opções para melhorar e editar as fotografias, para quem não ficar satisfeito com o resultado puro do equipamento.
Voltando à utilização lúdica, no que diz respeito a jogos, o Reno14 FS 5G conta com o AI HyperBoost, uma função que mantém o desempenho estável e sem quebras, trabalhando em conjunto com o sistema AI Multi-Cooling. Esta tecnologia combina algoritmos inteligentes com as capacidades da câmara de vapor para dissipar o calor de forma eficiente, permitindo sessões de jogo longas sem o desconforto de um telefone que aquece em demasia nas mãos.
O ColorOS 15 também conta com algumas novidades, como novos ícones, efeitos de sombra e animações mais rápidas graças ao Luminous Rendering Engine, e um Trinity Engine que gere de forma inteligente recursos para manter a fluidez mesmo com várias aplicações abertas em simultâneo. Mas nem tudo são boas noticias, a interface da OPPO chega recheada de bloatware, ou seja, aplicações de terceiros que são instaladas de fábrica. Ao todo, são quase duas dezenas de jogos e de aplicações que inundam o equipamento, como o TikTok, o Block Blast!, Booking, LinkdIn e muitas outras. Algumas até podem ser relevantes para certos utilizadores e na verdade que todas elas podem ser facilmente desinstaladas, mas a sua inclusão é completamente desnecessária. Neste caso, não contabilizei as aplicações da Google, já que essas considero essenciais.
No geral, o OPPO Reno14 FS 5G não tenta acompanhar a concorrência dentro do seu segmento, aproveitando um certo equilíbrio entre hardware e software para oferecer uma experiência que se mantém rápida e estável em qualquer cenário, para uma utilização contemporânea, respondendo às necessidades mais casuais dos utilizadores de forma satisfatória. É um daqueles equipamentos que dão confiança para arriscar, sem receio de entraves no software ou quedas de desempenho, desde que recorra a aplicações relativamente exigentes como jogos em definições máximas.
O conjunto fotográfico de sensores do OPPO Reno14 FS 5G também se mostra competente para uma utilização rotineira, oferecendo soluções para quase qualquer cenário. A câmara principal, com 50MP e estabilização ótica de imagem, é o destaque deste conjunto, garantindo fotografias nítidas e com boa definição mesmo em situações mais desafiantes. A acompanhar, temos um sensor uma ultra grande angular com 8MP, apenas útil para capturar paisagens amplas ou fotos em grupo, e um sensor macro de 2MP, pensada para aproximar o olhar de pequenos detalhes. À frente, a câmara de 32MP captura fotografias com boa nitidez e tons equilibrados, embora na gravação de vídeo esteja limitada a 1080p, ao contrário da traseira que alcança os 4K a 30FPS.
A aplicação de câmara que vem no ColorOS oferece uma lista generosa de modos, entre eles o Pro, Foto, Vídeo, Retrato, Panorâmico, TimeLapse, Alta Resolução, Câmara Lenta, Noturno, Macro, Vídeo Duplo e até um modo Subaquático. Este último é particularmente interessante, pois tira partido da sua certificação IP69 e adapta a interface para utilização debaixo de água, desativando o touch do ecrã e transferindo os controlos para os seus botões físicos, uma solução simples e prática que evita frustrações durante a captação. Apesar de funcionar como é especificado, a qualidade das imagens nem sempre é das melhores. E mesmo sendo uma mais valia ter um equipamento certificado para tirar fotografias dentro de água, convém frisar que esta funcionalidade não deverá ser utilizada em todo o tipo de água, nomeadamente em água salgada do mar, uma vez que o sal é altamente corrosivo e pode afetar rapidamente as partes metálicas do equipamento, principalmente na porta USB-C.
Os resultados fotográficos no geral são consistentes. As imagens apresentam boa nitidez, cores vivas e equilibradas e uma faixa dinâmica capaz de lidar com contrastes acentuados. Mesmo com iluminação reduzida, o modo Noturno ajuda a recuperar alguma clareza que é perdida, mantendo as cores relativamente naturais. O OPPO Reno14 FS 5G não é um “monstro fotográfico” mas revela-se como um smartphone pronto para captar bons momentos em praticamente qualquer circunstância.
A autonomia do OPPO Reno14 FS 5G é um dos seus maiores trunfos, em parte graças à sua bateria de 6000mAh. Consegui utiliza-lo praticamente durante dois dias completos num ritmo moderado, com apenas uma carga, algo que, atualmente, considerando outros equipamentos, podemos considerar quase um luxo. Mesmo quando a utilização é mais intensa, a sensação é de que a carga desce devagar, sem provocar aquela ansiedade de ver a percentagem desaparecer ao longo do dia. O carregamento também não deixa a desejar, com suporte para o carregamento rápido de 45W, bastam cerca de 30 minutos para repor mais de metade da bateria (cerca de 51%) e, numa hora, atinge aproximadamente 82%. Resultados que tornam a espera curta e prática. Infelizmente, o carregador não vem incluído, pelo que se recomenda alguma atenção para a aquisição de uma solução capaz de atingir os 45W para atingir estes resultados.
Para além disso, o Reno14 FS 5G conta com suporte para o carregamento reverso com fio, transformando-o numa espécie de powerbank improvisado, para carregar uns auriculares sem fio ou salvar o telemóvel de um amigo em apuros, é um extra que pode fazer a diferença nos momentos certos, e uma funcionalidade que não é frequentemente vista em smartphones desta faixa de preço.
Pode-se afirmar que o OPPO Reno14 FS 5G é um equipamento confiante que a marca soube exatamente onde o posicionar dentro de um segmento intermédio. Combina um design apelativo com um conjunto sólido de características, potência suficiente para a maioria das tarefas, autonomia e resistência que inspira confiança, e um sistema de câmaras que considero versátil. E os recursos de inteligentes, tanto da OPPO como da Google, são apenas extras que acrescenta valor à experiência e mantém o utilizador atualizado no que toca à atual oferta no mercado. No entanto, o OPPO Reno14 FS 5G também se sente como uma ligeira evolução do Reno13 FS 5G, que continua a ser um bom equipamento e, talvez, uma opção a considerar dependendo do seu valor, agora mais barato que o novo modelo.
Este dispositivo foi cedido para análise pela OPPO.