OPPO anuncia versão global dos Reno12 e Reno12 Pro com Inteligência Artificial

- Publicidade -

OPPO Reno12 e Reno12 Pro foram oficialmente anunciados para o mercado global, bem como para Portugal.

Há sensivelmente um mês, a fabricante chinesa OPPO anunciou na sua terra natal os dispositivos da série Reno12. Agora, a empresa anunciou a versão global desses equipamentos que chegam com algumas diferenças se comparados com os equipamentos chineses, mas vamos tentar conhecer um pouco mais dos dois equipamentos anunciados.

A OPPO anunciou, assim, o lançamento na Europa de dois smartphones dotados de Inteligência Artificial, os Reno12 e Reno12 Pro, que introduzem um conjunto de funções capazes, segundo a empresa, de abrir novos horizontes de produtividade e criatividade. “Acreditamos que a tendência da IA ​​representa uma mudança fundamental e que os smartphones são os dispositivos ideais para permitir o acesso e utilização da IA ​​móvel”, afirmou Bingo Liu, CEO da OPPO Europa.

Nesta nova geração, o Reno12 e o Reno12Pro apresentam um Design Fluido Futurista que cria um novo visual e uma estrutura em liga de alta resistência. Em comparação com as versões propostas na China, as que chegam por aqui têm um coração diferente: ambos utilizam o novo Dimensity 7300-Energy, um chip de 4 nm, criado exclusivamente pela MediaTek para a OPPO.

A empresa chinesa juntou-se à Google, Microsoft, MediaTek e outros parceiros para acelerar a disseminação de uma nova geração de smartphones equipados com inteligência artificial. A série Reno12 introduz uma série de funções generativas de IA para suportar uma ampla variedade de usos diários: por exemplo, há o AI Eraser, com o qual é possível remover elementos perturbadores das fotografias, mas também o AI Clear Face, que melhora a definição dos detalhes como o contorno do rosto, cabelo e sobrancelhas, e AI Best Face, que identifica automaticamente assuntos com os olhos fechados e “abre” o olhar usando IA. O AI Studio pode criar avatares digitais ou retratos artísticos a partir de uma única foto como entrada e, com a capacidade de se recriar numa ampla variedade de estilos, os utilizadores poderão identificar-se com personagens de mangá, cowboys ou mais ainda.

O poder da IA ​​também é aproveitado para oferecer maior eficiência e criatividade: AI Toolbox, baseado no modelo de linguagem grande (LLM) do Google Gemini, é um novo recurso de barra lateral inteligente composto por recursos como AI Write, AI Speak e AI Summary, que usam recursos de reconhecimento para compreender o conteúdo do ecrã e recomendar recursos adequados, como geração rápida de conteúdo para redes sociais ou resumos para artigos mais longos. O resumo de gravação AI foi introduzido na aplicação de gravação para extrair resumos de texto de gravações de voz de forma conveniente e inteligente e organizá-los como notas.

A nível de design, a OPPO adotou um painel traseiro de vidro em ambos os novos modelos, com uma Textura Fluid Ripple que recria uma sensação tridimensional de água ondulante; é utilizado um inovador efeito de paralaxe que garante esta sensação visual, mantendo uma textura suave e espelhada que agora é distintiva da série. Além do novo visual prateado, os dois Reno12 oferecem estilos mais clássicos com Black Brown e Nebula Black.

O mais “poderoso” dos 2, o OPPO Reno12 Pro, está equipado com o que é definido como a maior evolução do ecrã na história da série: a bordo há, de facto, um ecrã de visualização infinita com um design microcurvo que combina a estética de um ecrã curvo com a aderência de forma plana, sem medo de toques acidentais nas bordas; ambos os smartphones contam com painéis OLED de 6,7 polegadas com taxa de atualização variável de até 120 Hz, 1,07 bilião de cores, proteção de hardware contra luz azul e tecnologia Splash Touch, solução proprietária que permite utilizar os ecrãs mesmo com as mãos molhadas.

O Reno12 é o primeiro modelo do mundo a oferecer o vidro protetor Corning Gorilla Glass 7i, o mais resistente já utilizado na série Reno: oferece maior proteção contra quedas e resistência ultra-premium contra impactos, quedas, flexões e arranhões; há também certificação IP65 para resistência a poeira e jatos de água, com componentes críticos (como porta USB-C, compartimento SIM e altifalantes) reforçados para maior impermeabilidade.

No nível fotográfico, os dois smartphones contam com o sensor principal Sony LYT-600 com foco automático omnidirecional full pixel e estabilização ótica de imagem (OIS): ambos possuem modo Retrato com zoom de até 2x para capturar retratos com efeito bokeh, mas apenas o Reno12 Pro conta com a câmara telefoto retrato de 50 MP com zoom ótico e a câmara selfie de 50 MP com foco automático e novos efeitos de retoque AI. Para fotos ultra grande angular há um sensor Sony IMX355 de 8 MP com 112° FoV em ambos, apoiado no Reno12 por um sensor de 2MP para macros.

Conforme mencionado acima, a série Reno12 comercializada fora da China marca a estreia do Dimensity 7300-Energy de 4 nm, criado através de uma colaboração entre a OPPO e a Mediatek. A nova plataforma consiste em quatro núcleos A78 de alto desempenho e quatro núcleos A55 para eficiência, e oferece inovações em desempenho, memória e armazenamento graças ao ColorOS Trinity Engine.

O CPU-Vita atualizado pode alocar recursos com precisão, alcançando menor consumo de energia e garantindo estabilidade e suavidade; RAM-Vita melhora o uso de RAM para acelerar a inicialização de aplicações e a alternância entre as mesmas, mas também para mantê-las ativas em segundo plano; além disso, está disponível expansão de RAM que pode converter até 12 GB de armazenamento em RAM temporária. Com o ROM-Vita na versão atualizada, é realizada a compactação sem perdas das aplicações menos utilizadas: ficheiros duplicados são geridos para reduzir o uso desnecessário de espaço de armazenamento, aumentando o armazenamento de ficheiros e acelerando a leitura e gravação na memória.

A bateria de ambos os modelos é de 5000 mAh e oferece a maior densidade de energia já vista num smartphone da série: segundo a empresa chinesa, oferece vida útil prolongada e quatro anos de condições ideais (capacidade acima de 80% segundo simulação da OPPO). O carregamento OPPO SUPERVOOC de 80W, disponível em ambos os smartphones, pode levar de 1 a 49% em 18 minutos e a 100% em 46 minutos.

Preço e disponibilidade OPPO Reno12 e Reno12 Pro

Tanto o OPPO Reno12 como o Reno12 Pro já estão listados no site oficial da OPPO e serão vendidos no mercado nacional por 649,99€ pelo modelo Pro e por 499,99€ pelo modelo normal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados