O sistema de procura do ChatGPT, que anteriormente era uma funcionalidade paga, fica agora disponível para todos os utilizadores, sem custo adicional.
A OpenAI anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024, o lançamento da função ChatGPT Search em formato gratuito para todos os utilizadores da plataforma. Anteriormente, essa funcionalidade estava apenas disponível para os subscritores dos serviços pagos do ChatGPT.
Com esta decisão, a empresa eleva a sua posição enquanto agente de motor de busca, começando a concorrer com a Google. A função de pesquisa está agora disponível para todos os utilizadores com conta no ChatGPT, tanto nas aplicações móveis, site e na aplicação nativa do Windows, onde recebeu um novo ícone na caixa de texto.
Com esta nova funcionalidade, os utilizadores podem também definir o ChatGPT Search como o motor de pesquisa padrão em navegadores como o Google Chrome ou Firefox, através de uma extensão. Para além disso, a OpenAI apresentou outra opção que permite fazer perguntas e ouvir as respostas da ferramenta de forma verbal. Um exemplo disso seria consultar o ChatGPT sobre atividades em Lisboa durante o Natal, com a resposta a ser lida em voz alta.
A expansão da função de pesquisa é parte de uma série de atualizações de produtos, que inclui uma opção de subscrição Pro, mais cara, para o ChatGPT, bem como o lançamento do gerador de vídeo de inteligência artificial Sora.
O ChatGPT Search já está disponível para todos os utilizadores
A decisão estratégica da OpenAI de tornar a funcionalidade de pesquisa acessível a todos os utilizadores demonstra uma crescente competição no domínio da inteligência artificial aplicada aos motores de pesquisa. Um ação que já estará, certamente, a pressionar a Google, que, para já, ainda se mantém a opção dominante no setor dos motores de pesquisa.