OnePlus anuncia o OxygenOS 15, a sua interface baseada no Android 15

- Publicidade -

Programa beta do novo sistema operativo começa no final do mês com o OnePlus 12.

Poucos dias após o anúncio do ColorOS 15, a interface da OPPO baseada no Android 15, a OnePlus anunciou o OxygenOS 15, a sua interface que é baseada no mesmo sistema operativo. A fabricante revelou que esta nova interface está focada na velocidade, no design e, naturalmente, na inteligência artificial.

Com o OxygenOS 15, a marca fala em avanços no seu design, experiência do utilizador, velocidade e fluidez, e com novas funcionalidades em relação à inteligência artificial e segurança. A empresa chinesa também refere melhorias nas animações, que estão ainda mais refinadas e fluidas do que na versão anterior, tanto na abertura das aplicações como no sistema.

“Com o OxygenOS 15, pretendemos criar um produto que responda às necessidades dos nossos utilizadores, integrando funcionalidades avançadas e significativas de inteligência artificial e um design único que eles próprios ajudaram a criar”, disse Arthur Lam, diretor de produto do OxygenOS. “Esta versão estabelece um novo padrão de desempenho e produtividade de software.”

A nível estético, a nova interface oferece alterações e melhorias em todo o sistema, desde as definições aos widgets, das configurações rápidas ao painel de notificações, passando pelo ecrã de bloqueio. Este último pode ser personalizado de forma mais profunda, com diversos estilos, planos de fundo, widgets, ajustes de profundidade e muito mais. Várias atualizações de design foram integradas, incluindo uma nova animação de inicialização, novos ícones e mais estilos adicionais para o desbloqueio através da impressão digital.

Para além disso, a OnePlus implementou o Shimmering Effects e Gaussian Blur em vários cenários do sistema para criar uma experiência visual mais natural e harmoniosa, e simplificou configurações, barras de notificação e centro de controlo para uma experiência definida como envolvente e elegante. O OxygenOS 15 apresenta novas animações que melhoram a usabilidade graças a uma inovação pioneira no setor, o processamento paralelo. Graças a esta tecnologia, a nova versão oferece animações de interrupção completas que permitem transições mais suaves entre aplicações, mesmo durante o uso intensivo. Enquanto isso, a nova função OneTake melhora a experiência visual do desbloqueio do smartphone, ao passo que a popular função Open Canvas é expandida para mais dispositivos, oferecendo melhor utilização multi-tarefa com aplicações no modo de ecrã dividido.

OnePlus AI chega com o OxygenOS 15

Entre as funcionalidades baseadas em inteligência artificial, que foram batizadas de OnePlus AI, a fabricante concentra-se principalmente no setor fotográfico, mas não só. Assim, teremos direito ao AI Unblur, uma função para dizer adeus às fotos borradas sem a necessidade de aplicações de terceiros; ao AI Reflection Eraser, para remover quaisquer reflexos irritantes de qualquer magnitude; e ao AI Detail Boost, para melhorar a nitidez de imagens cortadas ou de baixa resolução. Estas funcionalidades estão integradas na aplicação de galeria e conseguem identificar automaticamente imagens “pixeladas”, oferecendo melhorias em apenas alguns instantes. Com o Pass Scan, os utilizadores podem fazer verificações rápidas, por exemplo, de bilhetes de avião e adicioná-los ao Google Wallet.

Do lado da produtividade, a empresa chinesa oferece o AI Notes, que tem como objetivo resumir as notas nos pontos mais salientes com um único toque e aperfeiçoar as transcrições das gravações de voz. Com esta ferramenta, os utilizadores podem alterar o tom do texto, formatá-lo de diferentes formas, limpá-lo de secções supérfluas e muito mais. O AI Notes também pode ser alimentado por voz, permitindo que os utilizadores expressem os seus pensamentos simplesmente falando.

A funcionalidade AI Reply foi incorporada no AI Toolbook, acessível na barra lateral inteligente: serve para analisar automaticamente o conteúdo do ecrã e gerar respostas em diferentes tons em aplicações de mensagens como WhatsApp, Instagram e Snapchat. A Pesquisa Inteligente pode levar as pesquisas dentro do sistema a um nível superior graças à IA, mas também tem integrado o Circle to Search, uma funcionalidade popular que permite pesquisar conteúdo no ecrã com um toque ou circulando, mas também traduzir e procurar o título de uma música.

Continuando no tema Google, dentro do OxygenOS 15 podemos encontrar a aplicação Google Gemini como assistente de IA padrão. Com o Gemini Live, disponível em aparelhos compatíveis e atualmente já disponível em Português, os utilizadores podem ter conversas ainda mais naturais com a inteligência artificial, com possibilidade de interromper as respostas com novas instruções ou informações, como se estivessem a conversar com uma pessoa. Permite ainda que os utilizadores utilizem apenas a sua voz para debater ideias ou simplificar tópicos complexos e obter respostas em tempo real.

OxygenOS 15

Mais leve e mais seguro

A OnePlus também trabalhou muito para tornar o OxygenOS 15 mais agradável de utilizar. Segundo o que foi declarado, o novo sistema operativo vai ocupar até 20% menos espaço do que o OxygenOS 14 e vai permitir aos utilizadores ganhar pelo menos 5GB de espaço. A nova versão esforça-se para fornecer uma plataforma poderosa para libertar a criatividade, e a produtividade, dos utilizadores, garantindo ao mesmo tempo que os dados estejam seguros e protegidos.

O OxygenOS 15 vai aproveitar a deteção de ameaças em tempo real do Google Play Protect para analisar o comportamento das aplicações e detetar malware em potencial, ajudando a manter os dispositivos mais seguros. O novo SO também integra a funcionalidade anti-furto que foi apresentada pela Google nas últimas semanas.

Entre as medidas de proteção temos ainda uma função de bloqueio remoto, que permite ao utilizador bloquear o telefone utilizando apenas o seu número de telefone (sem a necessidade de fazer login numa conta Google), e um bloqueio offline, que é ativado caso um ladrão tente aceder ao telefone ou ou colocá-lo offline para extrair dados.. Além disso, ações confidenciais, como desativar funcionalidades de proteção contra roubo ou o Find My Device, exigem verificação biométrica, para uma camada adicional de proteção.

Há também uma nova e útil função que permite partilhar ficheiros entre os dispositivos OnePlus e iPhones e que promete levar a experiência de interação a novos níveis, permitindo transferir documentos, imagens e vídeos entre Android e iOS de forma rápida e fácil.

Data de disponibilidade do OxygenOS 15?

De momento, a OnePlus não fez qualquer declaração sobre uma data exata de lançamento do novo sistema operativo. Contudo, a empresa tem planos para iniciar a disponibilização da versão beta aberta do OxygenOS 15 a partir de 30 de outubro de 2024, para o OnePlus 12.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados