Uma assinatura do chef Olivier da Costa, pois claro.
Os verdadeiros amantes de sushi sabem que, apesar de toda a panóplia de restaurantes do género que oferecem conceitos de rodízio/all you can eat, não há nada como ir a spots que não apostam neste conceito, mas sim num menu à la carte, pois só assim se consegue dar a atenção e qualidade desejada para que as peças sejam inesquecíveis.
Existem vários estabelecimentos que se dedicam a esta arte, uns mais caros que outros, e é aqui onde o Yakuza by Olivier se insere.
Em Portugal, além do Yakuza Porto e do Yakuza Lisboa (maior investimento de sempre do Grupo Olivier), o Yakuza está ainda em Cascais, no Sheraton Cascais Resort. E foi precisamente a este último que regressámos.
Inaugurado em 2019, depressa o Yakuza Cascais ganhou um lugar de destaque na restauração da vila. Está situado na Quinta da Marinha, rodeado de vegetação, com uma varanda convidativa e um ambiente que, como é característico do conceito Yakuza, alia a intimidade e a harmonia típicas da cultura nipónica.
Comum a todas as localizações do Yakuza by Olivier é a fusão entre o Oriente e o Ocidente, como é possível comprovar no menu do restaurante. Mas atenção: aqui não devem pedir aquelas peças que conseguem encontrar noutros locais, mas sim privilegiar outras opções do menu. Afinal de contas, estão à procura de algo diferente.
Se se propuserem visitar o restaurante, fiquem a saber que serão muitíssimo bem acompanhados, com um staff pronto a satisfazer todos os pedidos e a sugerir as melhores escolhas, mesmo tendo em conta restrições alimentares ou produtos que não apreciem. Foi assim connosco, foi assim com as outras mesas. Tudo para uma experiência inesquecível.
Lembram-se de termos falado nos conceitos de rodízio/all you can eat logo no início deste texto? O que acontece é que esses restaurantes apostam em peças onde o arroz abunda – não contemos com o sashimi -, e sendo um hidrato de carbono, ingerir imenso arroz faz com que fiquemos cheios muito rapidamente. Daí estes conceitos resultarem tão bem.
Quem está atento a redes sociais e promoções, talvez terá reparado quando, no ano passado, o TheFork Fest abrangia promoções de 50% em vários restaurantes, entre os quais o Yakuza by Olivier – Cascais. Já em janeiro deste ano, foi promovida a Olivier Experience by TheFork, que garantia descontos de 40% em todos os restaurantes do Grupo Olivier, em Lisboa e no Porto.
Mais recentemente o TheFork Fest voltou a ser promovido… mas desta vez sem a presença do Yakuza Cascais. E agora sabemos o porquê: estava a ser preparado um menu exclusivo deste espaço, já disponível para todos os clientes. Dá pelo nome de Omakase, custa 50€/pessoa e enaltece os sabores do Japão com peças de sushi que unem a criatividade ao respeito pela cultura asiática.
Para quem não sabe, Omakase é a palavra japonesa que remete para confiança que se deposita num chef quando este prepara um prato. E aqui, no caso do Yakuza Cascais, trata-se de um belíssimo menu que, de forma concisa, nos deixa provar um pouco de todas as secções da carta. É perfeito para uma primeira vez, sendo uma belíssima estreia no espaço, mas aguça também a curiosidade para um regresso ao restaurante, apostando noutros produtos.
Mas vamos ao que interessa. Tudo começa com Edamame trufado, que rapidamente irão devorar assim que é servido. Segue-se a opção entre Taco ou Temaki. No caso do Temaki, é servido com salmão, ao passo que o taco, crocante, leva guacamole, um ceviche de peixe branco e salmão. É acompanhado de lima, que devem espremer para cima do peixe, e não deve usar soja – conselho do staff. Uma coisa é certa: qualquer uma das opções é deliciosa, sendo que o Temaki é bastante generoso.
A fechar as entradas, têm novamente uma escolha para fazer: ou optam pelas Ika Crispy, que são lulinhas crocantes, ou por gyozas de frango/vegetais. Optámos pelas gyozas e são servidas quatro gyozas no prato.
Segue-se a parte mais aguardada, a do sushi. E têm direito a um total de 18 peças. Parece pouco, mas, garantimos, não vão ficar com fome.
Primeiramente, seis peças de sashimi. No nosso caso, foram-nos servidas unidades de atum toro, robalo, dourada, salmão, salmonete e um outro peixe que, infelizmente, não conseguimos perceber a descrição. É servida uma fatia de sashimi de cada peixe e, caros leitores, os sabores são fenomenais.
Por incrível que pareça, ainda conseguimos gostar mais dos seis nigiris que nos chegaram pouco depois. Não são daquelas peças exageradas, com demasiado arroz e onde o peixe perde destaque. Aqui há um equilíbrio perfeito, e até aquela pessoa que torce o nariz aos nigiris típicos irá ficar fascinada com os do Yakuza. No nosso caso, foram-nos servidos nigiris de atum com kizame wasabi, nigiri new style de salmão e gengibre confitado, nigiri de yellowtail com chimichurri, nigiri de carapau com ovas de salmão e gengibre, nigiri de robalo com vinagrete de tomate e nigiri de dourada com raspas de lima. A sério, não há palavras para descrever – só mesmo provando!
Para finalizar os principais, ainda nos chegaram à mesa seis sushi rolls, ou melhor, seis makizushi. Entre os quais Tirashi Maki (tempura de camarão, espargos e variedade de peixes), futomaki (salmão, atum, abacate) e Califórnia (manga, abacate, camarão e salmão). O tamanho de cada peça é generoso, basta ver pela foto que colocámos na galeria.
Só faltava a sobremesa para fechar esta ronda, e o staff deu-nos a escolher entre um Crème Brulée ou, então, um Fondant de chá verde. Como éramos dois, vieram as duas sobremesas… ou não?
É que, afinal, não veio o Crème Brulée, mas sim o mítico Kit Kat “sucesso garantido”, uma sobremesa à base de mousse, pedaços de Kit Kat e, ainda, barrinhas de Kit Kat desconstruídas. Já tínhamos devorado esta sobremesa aquando da primeira passagem pelo Yakuza Cascais, e a nossa opinião mantém-se: a sobremesa é fantástica, sem dúvida, mas a dose é demasiado generosa, pelo que será um desafio comer até à última colher. Por outro lado, o Fondant de chá verde com gelado de sésamo revelou-se uma aposta ganha, com uma conjugação fantástica de sabores – é difícil escolher do que gostámos mais, se da sobremesa em si, se do gelado…
Conquistados? É este o menu Omakase, que vos introduz no delicioso mundo do Yakuza Cascais. Para reservas – recorde-se que o restaurante está fechado às segundas e somente serve jantares -, basta ligarem para o 913216455 ou reservarem diretamente pelo site oficial.