Oeiras recebe projeto pioneiro digital de saúde pública

- Publicidade -

É o primeiro concelho a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense, desenvolvido por portugueses.

A partir de amanhã, dia 21 de julho, os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras vão ser os primeiros a usufruir de um novo projeto inovador de saúde pública.

À entrada da praia estará colocado um dispositivo, em forma de prancha de surf com 3,70 metros de altura e visível a grandes distâncias, que fornece informação sobre a incidência solar UV-B em tempo real, o horário das marés, a qualidade ambiental na praia (água, areal e ar) e os índices de risco de calor e de incêndio.

Este placard estático de informação pública também disponibiliza Wi-fi radial e é um canal reservado a alarmes associados a emergências meteorológicas, geológicas e de proteção civil (ex: alarme de tsunamis, de eventos climatéricos extremos ou de outras emergências de origem terrorista, rodoviária ou aeronáutica, em que seja necessário o controlo de multidões, entre outros).

Oeiras é, assim, o concelho pioneiro a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense que, desenvolvido por portugueses, foi definido pela Groundlight para a escala Europeia como um Projeto de Saúde Pública, na adaptação aos efeitos das alterações climáticas, com a luz solar como componente crítica do clima.

- Publicidade -

Relacionados