- Publicidade -

Adorável, compacta e surpreendente, a OBSBOT Meet 2 redefine a simplicidade na criação de conteúdo em frente à câmara.

Wow, é mesmo pequena!” exclamei ao retirar da caixa a adorável, simples e elegante nova webcam da OBSBOT, a OBSBOT Meet 2, disponível em três cores que a marca graciosamente nos disponibilizou. Numa primeira impressão, a OBSBOT Meet 2 tornou-se rapidamente na minha webcam favorita e a única que pretendo usar a longo prazo, tudo por uma simples razão: simplicidade.

Quando refiro simplicidade, não me estou a focar apenas no seu design, que é extremamente compacto, sóbrio, com linhas simplistas e dimensões reduzidas — que a aproximam mais de uma ActionCam do que de uma WebCam tradicional. Defino a OBSBOT Meet 2 como simples por ser um dispositivo que, na sua promessa, vai direta ao assunto, sem os excessos desnecessários que encontramos regularmente em diferentes equipamentos, que apostam em designs arrojados, sistemas de iluminação redundantes e outros “extras” que encarecem os seus preços.

Para além do design minimalista e das dimensões reduzidas, temos a sua utilização “out of the box” e a sua única conexão: uma porta USB-C. Com o cabo incluído (que conta também com um muito bem-vindo adaptador de USB-A para USB-C), a OBSBOT Meet 2 não requer qualquer tipo de instalação ou configuração. O sistema operativo reconhece automaticamente a câmara e é possível ativá-la em qualquer aplicação compatível, sem precisar de ajustar mais nenhum detalhe.

É este tipo de experiência que torna alguns produtos especiais, em contraste com a tendência de injetar o máximo de funcionalidades e extras opcionais que acabam por encarecer os dispositivos. Por 129€, a OBSBOT parece ter escolhido, selecionado e, em alguns casos, sacrificado o que achava importante para oferecer uma solução sólida neste segmento. Mas há mais aspetos que impressionam.

A nível de hardware, a OBSBOT Meet 2 conta com um sensor de meia polegada, capaz de captar imagens até 48MP, com abertura até f/1.8 e um ângulo de visão de 79,4 graus. Em relação a este último detalhe, a OBSBOT Meet 2 poderia, de facto, ter um ângulo maior, mas, para a maioria das utilizações mais realistas, satisfaz bastante bem. Afinal de contas, é uma webcam… e não uma action cam.

A qualidade de imagem padrão da OBSBOT Meet 2 é igualmente impressionante, sendo capaz de captar imagens altamente definidas, com cores naturais e um controlo de iluminação extraordinário. Isto resulta em capturas aptas não só para chamadas, mas também para criação de conteúdo.

Ao usar luz natural, como a de uma janela aberta, a OBSBOT Meet 2 pode capturar uma exposição ligeiramente excessiva, algo facilmente ajustável ao fechar a janela ou ao usar luz artificial. A qualidade de imagem depende bastante da iluminação ambiente e, para obter resultados perfeitos, parece bastante fácil de afinar, o que são boas notícias para quem tem um setup bem iluminado. No entanto, como é óbvio, há limites: numa divisão completamente escura, a OBSBOT Meet 2 não faz milagres.

A OBSBOT Meet 2 está preparada para capturar até 4K a 30 FPS, com modos de 1080p e 720p até 60 FPS. Para quem produz conteúdos, como streaming, os 1080p serão suficientes, mas não deixem escapar o modo 4K, muito graças às capacidades aumentadas pela Inteligência Artificial desta pequena máquina.

Para maximizar as capacidades da OBSBOT Meet 2, podemos utilizar o seu software dedicado, o OBSBOT Center. Nele, temos acesso a uma série de funções básicas, como gravação e captura de imagens, mas também podemos ativar e ajustar algumas funções interessantes como Auto Foco, Auto Exposição e, talvez o mais impressionante, Auto Tracking.

Os grandes destaques são mesmo o Auto Foco e o Auto Tracking, que fazem um excelente trabalho ao reconhecer faces e objetos. O Auto Foco é particularmente útil para quem está em frente à câmara e pretende mostrar objetos ou utensílios, ou para quem quer “destacar-se” do ruído visual que o possa rodear. A qualidade do desfoque é excelente, e o tempo de focagem quando algo entra no ecrã é extremamente rápido.

Já o Auto Tracking impressiona pelo rastreamento facial. Através do software, podemos ajustar a sensibilidade e velocidade do seu movimento, bem como o quanto queremos sacrificar em qualidade de imagem, dado que esta função faz um “crop” e zoom digital da imagem. No fundo, é uma alternativa à funcionalidade de webcams com suportes rotativos, mas operando de forma exclusivamente digital.

obsbot center

Outra função interessante da OBSBOT Meet 2 é a sua capacidade de orientação: ao colocar a câmara a 90 graus, ela ajusta automaticamente a sua composição para a vertical, mantendo as propriedades originais da imagem, como a sua resolução. Esta funcionalidade é particularmente útil para criadores de conteúdo para dispositivos móveis e redes sociais, que podem facilmente ajustar o conteúdo, simplesmente alterando a posição da câmara.

No entanto, o único aspeto onde a OBSBOT Meet 2 fica aquém, especialmente na criação de conteúdo, é o áudio. Para chamadas, é satisfatório e até capaz de captar vozes com clareza, com alguma eliminação do ruído acústico da divisão. No entanto, essa filtragem sacrifica os graves e tons mais quentes, pelo que, para produção de vídeo, será ideal usar um microfone dedicado como complemento.

A OBSBOT Meet 2 é, sem dúvida, uma câmara fantástica, que surpreende para além dos seus destaques comerciais como “4K” e “Inteligência Artificial”. Estes aspetos estão, de facto, presentes, e contribuem para uma ótima experiência, mas são as suas dimensões reduzidas, qualidade e facilidade de utilização “out-of-the-box” que a tornam uma excelente escolha.

A OBSBOT Meet 2 está disponível por 129€, em tons Space Grey, Cloud White e Aurora Green.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela OBSBOT.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados