A conclusão da Linha Rosa do Metro do Porto está prevista para o final do próximo mês de julho.
A construção da Linha Rosa (G) do Metro do Porto tem vindo a progredir significativamente nos últimos meses, aproximando-se da sua fase final. Este projeto, que integra a expansão da rede de metro, levará a novas alterações na circulação rodoviária no centro da cidade, com destaque para a Praça Almeida Garrett, onde a nova estação S. Bento/Liberdade está a ser edificada.
A partir de 4 de fevereiro, e durante aproximadamente 30 dias, o trânsito na Praça Almeida Garrett sofrerá uma alteração relevante. Durante este período, a circulação automóvel será permitida apenas no sentido ascendente, ou seja, da Avenida D. Afonso Henriques e da Rua de Mouzinho da Silveira em direção à Rua de Sá da Bandeira. Em simultâneo, a ligação rodoviária entre a Praça da Liberdade e a Praça Almeida Garrett será temporariamente interrompida devido às intervenções que decorrem na zona do Palácio das Cardosas. No entanto, a circulação pedonal manter-se-á assegurada através do passeio contíguo à Igreja dos Congregados.
A Linha Rosa tem registado um progresso constante. Na zona da Galiza, o cais da estação já está concluído e as escadas encontram-se instaladas. Por sua vez, na Casa da Música, os trabalhos de construção do cais da nova estação prosseguem a um ritmo acelerado. Relativamente à escavação de túneis, faltam menos de 150 metros para concluir a ligação entre o Jardim do Carregal e a Avenida da França. Assim que essa etapa estiver concluída, terá início a instalação dos carris, alguns dos quais já se encontram posicionados nos túneis subterrâneos que percorrem a cidade.
A conclusão da Linha Rosa está prevista para o final do próximo mês de julho.