Brisa confirma avanço dos trabalhos na A1 e prevê conclusão após estabilização final da via entre Coimbra Sul e Coimbra Norte.
O diretor executivo da Brisa, Manuel Melo Ramos, afirmou esta quarta‑feira, em Coimbra, que a obra na A1 deverá estar concluída até ao final da primeira semana de março. Em declarações transmitidas pela RTP Notícias, o responsável explicou que a intervenção está na fase final e que a previsão aponta para a reabertura total do troço dentro desse prazo.
Segundo a empresa, já estão concluídos os trabalhos de consolidação do aterro e, nos próximos dias, ficará terminada a estabilização da laje de transição no sentido Sul‑Norte. No total, foram utilizadas mais de nove mil toneladas de material pétreo para travar a erosão e proteger a zona afetada, servindo de base à reconstrução da plataforma no sentido Norte‑Sul, entre os nós de Coimbra Sul e Coimbra Norte.
A Brisa acrescenta que, nos últimos dias, mais de 70 trabalhadores e técnicos estiveram envolvidos na operação, apoiados por mais de 50 equipamentos e meios de transporte. A empresa garante que está a fazer tudo para restabelecer a normal circulação o mais rapidamente possível, mantendo as condições de segurança necessárias durante toda a intervenção.
