A Naughty Dog confirmou que abandonou o projeto.
Ainda The Last of Us Part II estava em desenvolvimento e a Naughty Dog já estava a preparar um novo projeto no seu universo, um jogo multi-jogador inspirado no modo Factions do primeiro jogo, revelado em junho de 2022, com Neil Druckmann a descrevê-lo como o mais ambicioso projeto do estúdio. Agora, percebemos a extensão desta ambição. Tão grande que levou ao seu cancelamento.
A Naughty Dog, através de uma publicação na sua página oficial, partilhou a triste notícia aos fãs que aguardavam com curiosidade e entusiasmo ver um jogo de The Last of Us em ambiente online. Infelizmente, o sacrifício para levar avante este projeto seria mudar o estúdio por completo, agarrando em todos os seus elementos a trabalhar neste jogo durante vários anos.
“Para lançar e dar suporte a The Last of Us Online, teríamos que colocar todos os recursos disponíveis no estúdio a dar suporte pós-lançamento durante os próximos anos, afetando assim o desenvolvimento dos nossos futuros projetos single-player”, pode ler-se no comunicado. “Por isso tínhamos dois caminhos à nossa frente: tornar-nos apenas num estúdio de jogo-enquanto-serviço ou continuar a focar-nos em jogos a solo, narrativos, que definiram a o legado da Naughty Dog.”
O estúdio justifica desta forma que avançar com The Last of Us Online seria como terminar com o estúdio que nós conhecemos, fechando as portas a projetos com os quais estamos mais familiarizados, com histórias espetaculares, emotivas e cinemáticas.
Este anúncio vem dar assim término a uma constante frequência de rumores e expectativas sobre o desenvolvimento atribulado de The Last of Us Online, que já se discutia há cerca de um ano.
O próximo projeto da Naughty Dog agora? Para já, a 19 de janeiro, teremos o relançamento de The Last of Us Part II, com a sua remasterização que inclui novos conteúdos de jogo. Depois disso, a Naughty Dog diz ainda no comunicado que está a trabalhar num novo projeto single player e que mal pode esperar para partilhar mais sobre isso.