Algumas unidades das Nvidia RTX 5090 e RTX 5070 Ti têm falta de unidades de saída de renderização.
A NVIDIA confirmou que existe um novo problema de fabrico com alguns modelos das suas mais recentes placas gráficas RTX 5090 e RTX 5070 Ti, que envolve uma quantidade de unidades de saída de renderização (ROPs) em falta, o que está a afetar os seus desempenhos.
Numa declaração enviada ao portal The Verge, a NVIDIA uma falha na ordem dos 0.5% em novos GPUs, algo que representa uma diferença de desempenho em cerca de 4% “Identificámos um problema raro que afeta menos de 0,5% (meio por cento) dos GPUs GeForce RTX 5090 / 5090D e 5070 Ti, que têm um número inferior de ROPs ao especificado. O impacto médio no desempenho gráfico é de 4%, sem impacto nas cargas de trabalho de IA e computação. Os clientes afetados podem contactar a fabricante da placa para obter uma substituição. A anomalia de produção foi corrigida.”
Ao todo as novas RTX 5090 deverão vir equipadas com ter 176 unidades de processamento (ROPs). No entanto, as unidades afetadas por este defeito contam com 168, ou seja, menos 8 unidades, um numero muito superior ao sugerido pela NVIDIA. Alguns testes revelaram uma queda de 5,6% ou 8,4% em desempenho, dependendo dos placas testadas. Já as placas RTX 5070 Ti afetadas, contam apenas com 88 ROPs em vez de 96.
Estas unidades de processamento são responsáveis pela produção de dados de pixeis, para trabalhar em efeitos de pós-processamento como níveis de profundidade, transparecias e suavidade (anti-aliasing), ajudando a recriar visuais mais detalhados e aprimorados, sem esforçar diretamente as unidades de computação primárias dos GPUs. Em falha, afetam o desempenho de jogos e aplicações.
Esta é o segundo episódio da NVIDIA no que toca a problemas com a nova série RTX, após uma quantidade significativa de utilizadores das novas RTX 5090, ter afirmado que os cabos e fichas de alimentação das suas placas gráficas começaram a queimar. Um problema atualmente em investigação.
Os utilizadores que coloquem as mãos nas novas RTX 5090 e RTX 5070 Ti e queiram saber se estão afetados pela falta de ROPs, poderão fazê-lo através de aplicações como o GPU-Z. Caso o defeito se verifique será necessário proceder à sua troca.