Basicamente conseguem “clonar” o número da moey! e contactar os clientes para levarem a cabo a burla.
Há cada vez mais bancos online, o que significa que é cada vez mais fácil abrir uma conta bancária. Já não nos precisamos de deslocar tanto aos balcões, algo que veio facilitar a nossa vida, pois pode ser tudo feito à distância, poupando-nos preciosos minutos. Basta instalar a app ou ir ao site oficial do banco, seguir os passos, receber o cartão em casa, ativar… e já está. Tudo isto sem complicações.
A moey!, solução de banca digital do Crédito Agrícola, é um desses bancos online, em que abrir conta é uma tarefa facílima. Em poucos minutos, e sem que seja sequer preciso terem um cartão físico, ganham uma nova conta bancária pronta a funcionar. Porém, isto também significa mais um possível cliente para os burlões desta vida tentarem enganar.
Hoje em dia, existem cada vez mais burlas online, havendo diversos relatos de clientes deste e de outros bancos que alegam terem sido roubados através de compras que nunca fizeram. A moey!, ciente desta situação, já tinha informado anteriormente que ia reforçar a segurança das compras online. Tudo graças a um novo serviço que irá ajudar a assegurar que são de facto os clientes que estão a realizar compras online com o cartão virtual moey!.
Chama-se NuDect e irá verificar os dados comportamentais, nomeadamente a forma como interagimos com o smartphone ou computador no momento da compra.
Assim, e a partir de 30 de janeiro de 2023, e apenas na primeira compra online com o cartão virtual, será pedido o consentimento para a ativação do serviço. Adicionalmente a esta validação comportamental, continuaremos a receber um OTP (One Time Password) através de SMS para confirmarmos a compra.
O pior é que, enquanto isso não acontece, e resta saber como será quando esse novo serviço estiver ativo, há burlões que se tentam passar por funcionários da moey!, tentando ludibriar os clientes deste banco digital, de modos a que forneçam um determinado código ao burlão, para que este possa aceder à conta do visado através do seu próprio telemóvel.
Burlões tentam disfarçar-se de funcionários da moey! para roubar clientes
Nas imagens aqui em baixo, irão perceber como o esquema funciona. Basicamente, os burlões estão a utilizar o número da moey!, o 210521500 – suspeita-se que com alguma aplicação que consiga clonar números – para contactar clientes com a conversa de que ocorreu uma falha de segurança na conta e que, para a deixar segura, é necessário fornecerem um código, que é enviado por SMS.
Numa das imagens, pode ler-se que, após o burlão ter utilizado a palavra “cadastro”, o cliente desconfiou e desligou a chamada, tendo ainda recebido mais duas chamadas a partir do mesmo número, que já não atendeu. É que este código serve para validar a app, o que significa que, caso este cliente tivesse caído na conversa, tinha dado o código ao burlão para que o mesmo pudesse aceder à conta de outra pessoa a partir do seu smartphone. Muito perigoso!
Já outro cliente refere ter recebido um contacto do mesmo número a pedir para fornecer o PIN e o código recebido por SMS. Naturalmente, tratava-se de uma burla.
Noutro relato, um cliente conta que o burlão pediu para confirmar a sua data de nascimento e o número de telemóvel, tendo depois pedido o código. “Só aí é que se me fez luz e desliguei a chamada”, conta este quase lesado. “Como eles conseguem “clonar” o número da Moey, no início estava a achar que era uma chamada legítima.”
O que diz a moey! sobre esta situação?
Felizmente, estes clientes perceberam que nunca se deve fornecer um código pessoal a ninguém, muito menos através de uma chamada telefónica, e contactaram a conta oficial da moey! através do WhatsApp. A resposta foi a seguinte:
“Por motivos de segurança, o teu código de acesso à App é privado. Pelo que nunca deverás fazer a partilha do código de acesso ou de códigos que recebas por mensagem. E por isso, nem mesmo nós sendo a tua conta iriamos te pedir esses dados, ou ligar a pedir o mesmo. E por isso informo que não fomos nós a ligar-te.”
Trata-se, portanto, de uma tentativa de phishing, algo que já aconteceu no passado através de outros métodos, como por exemplo os burlões enviarem uma SMS a referir que um novo dispositivo foi registado na conta moey!, pedindo para cancelar esse dispositivo através de um site… falso. Como é de imaginar, qualquer alteração deve ser feita diretamente na app, e não num site qualquer.
Infelizmente, há quem tenha sido enganado com esta SMS do novo dispositivo. Como? Uma vez que os burlões conseguem enviar mensagens através do número da moey!, faz com que alguém menos atento possa fazer o que não deve. Por exemplo, nessa mesma SMS, o burlão refere-se a “Moey!” e não “moey!”, que é sempre escrito com letra minúscula. Daí dizermos sempre que é extremamente importante ter atenção ao detalhe.
Existem também vários relatos de clientes que ficaram sem determinados montantes devido a pagamentos online que nunca fizeram, daí a importância do serviço NuDect, mas, enquanto não é ativo, podem sempre desativar os pagamentos online, somente voltando a ativar quando necessitarem.
Para isso, basta que abram a app, depois a aba “Cards” e, aqui, escolhem o cartão em questão. Selecionam depois a opção “Controlos de segurança” e basta desativar a opção “Permitir pagamentos online”.
Aconteceu o mesmo ontem , ligaram do numero da moey e é estranho como sabem o nome que está na conta e ligarem do numero fixo deles…. algo se passa internamente.. vou fazer queixa na PSP
Ligaram-me hoje e claramente era burla! Ligaram-me do vosso número mas já estou a par das burlas e mandei ele dar uma volta! Tenho quase a certeza que me ligaram porque tiveram acesso a dados da chave móvel! Ativei a mesma a pouco para exames no hospital da luz para me identificar e já n usava a chave móvel desde que a criei há 2 anos! Tenham atenção e n caiam