A NOWO juntou-se à DIGI. Mas isso já nos sabíamos.
Em outubro de 2022, a Vodafone Portugal (“Vodafone”) celebrava com a Llorca JVCO Limited, acionista da Másmóvil Ibercom, S.A. (“Másmóvil”), um acordo para a compra da empresa Cabonitel S.A., detentora da Nowo Communications (“NOWO”), o qual se encontrava sujeito à necessária aprovação regulatória. Porém, essa compra nunca ficou confirmada, uma vez que a Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu, já em julho de 2024, não autorizar a transação por considerar que a operação de concentração era suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados, prejudicando os consumidores. Ou seja, iria dar ainda mais poder à Vodafone, algo que a AdC não aceitou.
No mês seguinte, em agosto desse ano, ficámos a saber que a DIGI, que ainda não tinha entrado em Portugal, tinha celebrado um contrato de compra e venda de acções com a LORCA JVCO Limited para a aquisição de 100% das acções emitidas pela Cabonitel por um valor de 150 milhões de euros. Falamos, portanto, de uma transação que inclui a compra da NOWO, a quarta maior operadora de telecomunicações móveis e fixas em Portugal.
No comunicado divulgado na altura, lia-se que a NOWO, que contava com cerca de 270.000 clientes de telefone móvel e cerca de 130.000 clientes de telecomunicações fixas, detinha licenças de espetro nas bandas de frequência de 1800 MHz, 2600 MHz e 3600 MHz, que passariam então a ser detidas pela DIGI. E desta vez, a AdC já não se opôs ao negócio.
Serviço móvel DIGI agora também disponível na NOWO
Os primeiros passos desta compra surgem agora. No site oficial da NOWO, podemos ler que “a NOWO foi adquirida pelo grupo DIGI, um grupo internacional de telecomunicações presente em países como Espanha, Roménia, Bélgica e Itália”. Logo de seguida, são exemplificados as vantagens do serviço móvel da DIGI:
- Preços justos e simples: Ausência de campanhas exclusivas, promoções, letras pequenas ou valores escondidos. Com a DIGI, a garantia é de ter o melhor preço desde o primeiro dia.
- Sem truques nem amarras: Ninguém fica a preso a condições que não escolheu. Qualquer cliente é livre para mudar sem estar preso a anos de fidelização.
- Dados móveis acumuláveis: Os dados móveis não utilizados num mês acumulam para o seguinte, garantindo que se aproveita ao máximo o tarifário escolhido.
- Conexão 5G: É possível beneficiar de uma ligação móvel 5G mais rápida, estável e com menor latência.
- Podes mudar quando quiseres: E porque nem sempre se precisa dos mesmos serviços, na DIGI é possível fazer uma mudança sempre que necessário, algo que permite controlar os gastos e melhorar o desempenho dos serviços.
Já na homepage da NOWO, surge claramente a indicação de MÓVEL DIGI, com a apresentação dos demais tarifários da operadora romena. Mas a adesão não é feita no site da NOWO, uma vez que, ao clicarem no botão aderir, serão redirecionados para o site da DIGI.
No entanto, se forem ao simulador da NOWO, e adicionarem a opção de Internet móvel, com um tarifário DIGI, poderão fazer a adesão sem que sejam redirecionados para o site da operadora romena… bom, mais ou menos, porque a única opção que surge disponível é o botão “LIGUEM-ME”, o que significa que terão de aguardar por um contacto por parte da NOWO caso queiram proceder com a ativação do serviço.