Google continua a trabalhar em novos recursos baseados em Inteligência Artificial para os seus smartphones.
O chatbot da Google, o Google Gemini, está prestes a receber novas funcionalidades para melhorar a experiência de utilização e explorar novas capacidades, que tornam esta opção mais atrativa em comparação com soluções concorrentes. Uma das funcionalidades mais apreciadas pelos utilizadores ao utilizar chatbots AI é a possibilidade de utilizarem a ferramenta para a criação de imagens, algo que o Google Gemini também oferece aos seus utilizadores (embora exclusivamente com a versão Advanced e limitada a alguns mercados), mas com algumas restrições.
Atualmente, a ferramenta da Google não é capaz de modificar as imagens que gerou, obrigando os utilizadores a repetir todo o procedimento de criação caso desejem fazer alguma alteração a uma imagem gerada. No entretanto, conforme refere o Android Authority, parece que algo pode mudar num futuro próximo.
Na última versão beta da Google app para Android (v15.29.34.29 beta) foram identificadas algumas pistas que dão esperança à chegada da nova funcionalidade de edição.
Como podem ver pelas imagens acima, o Google Gemini poderá beneficiar de um novo recurso, graças ao qual os utilizadores poderão fazer vários tipos de alterações nas imagens geradas. Será então possível fornecer novas instruções de texto ao chatbot, que manterá a base da imagem criada, mas modificando aquilo que o utilizador solicitar.
Alternativamente, parece que também será possível circular alguns elementos da imagem (com o dedo ou com a caneta) para focar a atenção do chatbot na área a ser modificada. Embora o programador tenha conseguido ativar o novo recurso, a funcionalidade não está a funcionar de momento, um sinal de que, provavelmente, a Google ainda precisa de fazer mais algumas alterações.
E como devem imaginar, de momento não há informações sobre o momento da sua implementação. Isso significa que teremos que esperar para obter mais alguns detalhes.
Google Gemini prepara-se para receber novas extensões
Alguns utilizadores devem lembrar-se que, no final do passado mês de abril, também estrearam em Portugal as extensões do Google Gemini, que são ferramentas que permitem ao chatbot interagir com uma série de outros serviços da empresa, de forma a aumentar consideravelmente a sua utilidade. Atualmente, as extensões estão disponíveis para o Google Flights, Google Hotels, Maps, Workspace, YouTube e YouTube Music.
Na última versão Beta da Google app para Android, foram identificados vestígios da chegada do Google Home ao Gemini. A extensão em questão poderia, portanto, permitir aos utilizadores controlar aparelhos, luzes e interruptores inteligentes sem a necessidade de recorrerem ao Google Assistant.
Outra extensão que chegará num futuro próximo poderá ser a da aplicação Telefone, que deverá permitir a utilização do comando “Ligar” para realizar uma ligação diretamente através do Google Gemini.
Por fim, a imagem acima mostra-nos uma terceira extensão chamada Utilities: deve permitir que o Gemini interaja diretamente com as definições e aplicações do smartphone, podendo assim realizar operações como tirar fotos, abrir aplicações e ajustar o volume.
Também neste caso não há informações sobre o seu lançamento. Além do referido anteriormente, foram também encontradas pistas relativas ao Google Calendar, Keep e Tasks, que presumivelmente ficarão disponíveis junto com as demais… só falta descobrir quando.