Dito isto, atenção ao pedal.
Após tanto já se ter falado sobre os novos radares, há agora uma data para entrarem em funcionamento em Lisboa. É já a 1 de junho que a Câmara de Lisboa irá ativar os 21 radares recentemente substituídos por novos equipamentos com tecnologia mais avançada. Os outros 20 radares, que irão surgir em novas localizações, entram também em funcionamento a partir dessa data, ainda que de forma gradual.
De acordo com a CML, o objetivo dos novos radares é “aumentar a segurança rodoviária e diminuir os acidentes na cidade de Lisboa”. A autarquia pretende “apostar no reforço de medidas de acalmia de tráfego, quer a nível de alterações na infraestrutura viária, quer a nível de reforço dos sistemas de segurança rodoviária”.
No comunicado agora divulgado, a Câmara de Lisboa revela que, além da sinalização de trânsito que decorre do Regulamento de Sinalização de Trânsito (sinal H43), foram instalados “painéis informativos” em todas as localizações dos novos radares, “de forma a sensibilizar os cidadãos para a necessidade de serem praticadas velocidades mais reduzidas, promovendo uma Lisboa + Segura”.
As localizações dos 41 novos radares em Lisboa
Os 21 radares que substituem equipamentos antigos ficam localizados na:
- Avenida da Índia
- Avenida de Brasília
- Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
- Avenida de Ceuta (dois sentidos)
- Avenida General Correia Barreto (dois sentidos)
- Avenida Marechal António Spínola (dois sentidos)
- Avenida Marechal Gomes da Costa
- Avenida Almirante Gago Coutinho
- Avenida Eusébio da Silva Ferreira
- Avenida da República
- Campo Grande
- Avenida Cidade do Porto
- Avenida João XXI
- Avenida Afonso Costa
- Túnel Marquês de Pombal
- Avenida Marechal Craveiro Lopes
- Avenida das Descobertas
Já os 20 novos radares ficarão localizados na:
- Avenida Santos e Castro (dois sentidos)
- Avenida Lusíada (dois sentidos)
- Avenida Eusébio da Silva Ferreira
- Avenida Padre Cruz (dois sentidos)
- Avenida Marechal Gomes da Costa
- Avenida de Brasília
- Avenida Infante D. Henrique (dois sentidos)
- Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (dois sentidos)
- Avenida Almirante Gago Coutinho
- Avenida de Ceuta
- Avenida Calouste Gulbenkian
- Avenida Marechal Craveiro Lopes (dois sentidos)
- Avenida dos Combatentes (dois sentidos)
E se andassem à velocidade permitida por lei?
Ou a lei é só para os que concordam?
Sinto que sou um criminoso por ter um carro, pagamos uma inspeção para depois quererem taxar quem tem carro do ano anterior a 2008 para além do imposto de circulação, sem estar contra as bicicletas, trotinetes, patinetes e afins, quanto pagam para circular na via pública será que vão ser multados quando forem apanhados pelos radares e as matrículas e seguro de responsabilidade civil em caso de acidente ? E os investimentos de milhares de euros nas ciclo vias e o desinvestimento nas estradas portuguesas para onde vai os impostos de circulação automóvel
Colocar radares “inteligentes” em locais onde limitam a velocidade a 50Kms/hora, zonas essas com três faixas de rodagem em cada sentido, sem cruzamentos de transito e sem actividade pedonal é, realmente, uma forma deselegante de caçar multas, pois não é assim que se previnem os acidentes.
A pricipal razão da colocação de tantos radares não é a segurança, até porque os radares estão estrategicamente colocados em locais com pouca afluência pedonal, estão em vias que não faz qualquer sentido as velocidades impostas e que ainda vão ser mais reduzidas, isto é um autêntico saque ao contribuinte, é uma autentica “coutada” de caça às multas.