O icónico Renault 4 ganhou nova vida na Ericeira. E nós fomos descobri-lo em primeira mão.
Foi para os lados da Ericeira que a Renault deu a conhecer internacionalmente mais um dos seus modelos mais icónicos: o Renault 4, aqui na versão E-Tech. E o Echo Boomer teve oportunidade de experimentar o modelo juntamente com outros colegas da área.
Com a mesma plataforma do 5, a Renault decidiu ir ao baú buscar o 4, que foi um modelo que deu bastante que falar no passado. Este novo modelo é ligeiramente mais alto e mais confortável que o 5, oferecendo mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
Ainda que a plataforma seja a mesma do 5, a AmpR small <1500kg, o Renault 4 ganhou mais 8 cm entre eixos, o que se traduz naturalmente num veículo maior, com capacidade de oferecer mais espaço interior que o 5. Outro dos destaques é a sua bagageira de 420L e com uma distância ao solo de 60cm, o que facilita bastante ao carregar e transportar volumes de media dimensão. Para além desta capacidade de bagageira, temos ainda a possibilidade de transportar objetos com um comprimento máximo de 2.2m, tal como uma prancha de surf, por exemplo.
Quanto ao painel de bordo, é aquele que pode ser encontrado a bordo de qualquer modelo da marca, pelo que temos aqui um painel de bordo TFT de 7’’ polegadas e um sistema de multi-entretenimento de 10.1’’ polegadas. No entanto, é possível encontrar alguns pormenores interessantes, tais como o LED do Renault 4 e a lombada almofadada, elementos que acabam por transmitir um toque tanto futurista, como premium.
Indo agora ao ensaio de estrada, percebe-se que houve um claro investimento no conforto a pensar sobretudo nas famílias, e menos a pensar em agilidade na condução. Um dos grandes responsáveis pelo conforto é, certamente, a disponibilidade da suspensão multi links num veículo de segmento como o Renault 4, o que ajuda claramente a proporcionar uma viagem em médias longas distâncias de qualidade bastante boa.
Outra das tecnologias a destacar é a presença do one pedal neste modelo, algo que permite conduzir este carro usando apenas o pedal de acelerador e reduzir bastante o uso dos travões para situações de abrandamento, ou até de paragem do veiculo.
Quanto a médias, do que conseguimos perceber num percurso urbano e extra-urbano de cerca de 100km, registámos a media de 11,8kwh/100, consumo bastante bom para um veículo elétrico de segmento B. Vendo agora o poder de aceleração, este Renault 4 consegue atingir dos 0km/h aos 100km/h em 8.2 segundos e ir dos 80 km/h aos 120km/h em 6.4 segundos, o que acaba por estar dentro dos valores de aceleração do segmento B elétrico.
Já as motorizações oferecidas pela Renault são a Urban de 120cv (90kwh), conjugada com uma bateria de 40kwh com autonomia de 308km WLTP ,ou então a Comfort de 150cv (110kwh), com uma bateria de 52kwh para 409km WLTP. Em qualquer das opções escolhidas, temos sempre à disposição um carregador AC de 11kW bidirecional e um carregador DC que atinge os 100kW. Bidirecional? Sim, uma vez que este veículo é dotado da tecnologia Veichle-to-load (V2L), que carrega periféricos ou dar luz a um grelhador até 3500W, e da tecnologia Veichle-to-grid (V2G), que fornece energia elétrica a uma habitação (apenas disponível em França).
Num futuro próximo, a Renault 4 terá também a opção de vir com o extra de virtual key, que possibilitará a abertura do veículo usando para isso o próprio smartphone ou, até, partilhar a chave com mais um smartphone.
Quanto a valores, o Renault 4 está atualmente disponível nas versões Evolution, Techno e Iconic, podendo ser desde já encomendado num concessionário Renault por um preço a começar nos 29.500€ na versão de 120cv Evolution, e acabando nos 37.000€ na versão 150cv Iconic. Brevemente será também possível efetuar a aquisição deste modelo com um teto abrível de lona, à semelhança do que encontrámos no passado na clássica 4L.