Novo Centro Escolar Barbosa du Bocage vai custar mais de 5 milhões de euros

- Publicidade -

A obra de criação do centro escolar, localizado no Bairro do Liceu, inclui a construção de uma nova escola básica de 1.º ciclo com jardim de infância e pavilhão polivalente, bem como a alteração da portaria da atual EB Barbosa du Bocage, de 2.º e 3.º ciclos.

A construção do tão aguardado Centro Escolar Barbosa du Bocage em Setúbal está prestes a começar. A empreitada, adjudicada à empresa Alberto Couto Alves, tem um prazo de execução de 330 dias e um investimento total de 5.359.890€, IVA incluído. O projeto, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa fortalecer a rede de ensino público do pré-escolar e 1.º ciclo, valorizando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.

O novo complexo escolar, localizado no Bairro do Liceu, incluirá:

  • Uma nova escola básica do 1.º ciclo com oito salas de aula, salas de expressão plástica e atividades, além de espaços de apoio como biblioteca e Centro de Apoio à Aprendizagem.
  • Um pavilhão polivalente para atividades desportivas e eventos da comunidade escolar.
  • Duas novas portarias de acesso, uma para o 2.º e 3.º ciclos e outra para o 1.º ciclo e jardim-de-infância.
  • Reabilitação da portaria atual da EB Barbosa du Bocage.
  • Melhorias nas infraestruturas públicas municipais, incluindo redes de drenagem, eletricidade, telecomunicações e gás.
  • Beneficiações no espaço público envolvente, com redefinição de áreas ajardinadas e acessibilidades pedonais.

O edifício terá áreas complementares e de apoio ao funcionamento da escola, como um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do jardim de infância, para funcionar em turnos, núcleo da cozinha com confeção própria, núcleos de instalações sanitárias por cada piso, instalações sanitárias acessíveis, salas de informática, de professores e de pessoal não docente, duas salas de apoio, salas de arrumos e áreas técnicas. 

O projeto do Centro Escolar Barbosa du Bocage foi concebido de acordo com os requisitos NZEB (Edifícios de Energia Quase Nula), priorizando o uso de energias renováveis e a redução de emissões. As fachadas das novas construções buscam harmonizar-se com os edifícios existentes, utilizando materiais como tijolo burro e betão à vista.

Início das obras e impacto na comunidade

Com o estaleiro prestes a ser instalado, a obra deve começar em breve. O novo Centro Escolar Barbosa du Bocage trará benefícios significativos para a comunidade de Setúbal, oferecendo instalações modernas e adequadas para alunos e professores.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados