A Amazon vai atualizar a Alexa com a introdução de uma nova plataforma de inteligência artificial.
A Amazon anunciou que vai realizar uma conferência no próximo dia 26 de fevereiro em Nova Iorque, na qual será apresentada a nova versão da Alexa, que contará com integração de inteligência artificial, de acordo com informações da Reuters.
Desde o seu lançamento em 2014, a Alexa tem sido uma das assistentes de voz mais populares do mundo, mas a gigante do comércio eletrónico tem ficado para trás quando se compara com o avanço de ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google.
A atualização que será revelada na conferência promete representar um novo rumo importante no desenvolvimento da Alexa. Com a adição de dos novos recursos inteligentes, o assistente de voz será capaz de realizar conversas mais complexas, contextuais e responder a uma variedade de solicitações de forma mais fluida e dinâmica. Esta mudança pode ser considerada uma das maiores reformulações da ferramenta desde o seu lançamento inicial.
Para esta novidade, a Amazon irá integrar modelos de inteligência artificiais desenvolvidos pela Anthropic, em especial o Claude, em vez de aposta exclusivamente nas suas tecnologias proprietárias. Esta decisão surge após as dificuldades encontradas nas versões anteriores de desenvolvimento, que apresentaram dificuldades em oferecer respostas rápidas e naturais.
A atualização acontece num momento estratégico, uma vez que a Amazon procura convencer os seus 100 milhões de utilizadores ativos da Alexa a aderirem a um serviço pago. Embora a novidade ainda não envolva qualquer pagamento, a empresa irá realizar um teste limitado com alguns utilizadores antes de disponibilizar a funcionalidade de forma mais ampla.