Tudo para agradar às famílias.
Já faltou mais para a estação preferida de muitos portugueses. Naturalmente, falamos do verão, ou não fosse uma época de ir beber copos com os amigos no final de tarde, de saídas à noite e, claro, de idas às praias do Algarve, que registam verdadeiras romarias nos meses que se avizinham.
E além das praias, as famílias portuguesas também optam, quando estão na região algarvia, por outra coisa: diversão em parques aquáticos.
Existem alguns no Algarve, pelo que vamos ver muito rapidamente quais as novidades dos mais conhecidos do sul do país.
Aqualand
Para este ano, o Aqualand Algarve tem uma nova atração: King Cobra.
Tudo começa a quase 25 metros de altura. Com o uso de boias, a descida será feita pelo corpo retorcido da cobra, com curvas fechadas e seções de luz e escuridão que nos irão deixar estupefactos.
Quando menos se espera, surge uma grande descida de 40% de inclinação que nos levará diretamente à cabeça do King Cobra, que estará à nossa espera, pronto para “aterrorizar, com a boca aberta e as suas presas ameaçadoras”, como se pode levar no site oficial.
Esta nova atração, composta por 315 peças montadas como um quebra-cabeças, pode ser experienciada sozinha ou em dupla, sendo que, no caso das crianças, a altura mínima é de 1,20m. Até 480 pessoas podem experimentar o desafio King Cobra a cada hora.
De resto, os responsáveis do parque sugerem ainda outras atrações, como o Hydra, um conjunto de três escorregas longos, alguns completamente fechados; o Banzai, um escorrega de metal, no qual temos de nos segurar com firmeza a uma prancha para descer; ou o Salto Louco, um escorrega com uma inclinação íngreme, que nos mergulha a três metros de profundidade.
O Aqualand abre portas a 12 de junho.
Slide & Splash
Para este ano, e tendo em conta o site oficial e redes sociais, o Slide & Splash não tem novidades para apresentar. No ano passado, recorde-se, o Slide & Splash passou a ter novas áreas reservadas para grupos de até 4, 6 ou 10 pessoas, onde estão disponíveis espreguiçadeiras, toldos, guarda-sóis, roupeiros, cofres e mini-frigoríficos. Mas atenção que a entrada no parque não está incluída.
Quanto aos escorregas, as novidades estreadas no ano passado são o Big Fall, Race e Boomerang. Daqui talvez destaquemos o Big Fall, uma vez que é a atração mais rápida do parque.
Mas há outros escorregas a destacar, principalmente para quem não vai ao parque há alguns anos, como é o caso do Disco River. Inaugurado em 2018, trata-se de uma “verdadeira discoteca deslizante”.
Já a funcionar, o Slide & Splash está de portas abertas até 3 de novembro.
Aquashow Park
Situado na Quarteira, o Aquashow Park conta com duas áreas exclusivas para os miúdos (Aquakids e Aqualândia), diversos espetáculos durante o dia e uma mega zona envolvente de lazer.
Para este ano, o parque também não tem novidades, pelo que a mais recente continua a ser o Mammothblast, inaugurado no ano passado, e naquele que é o maior escorrega do parque, numa atração que o Aquashow diz ser uma “viagem alucinante” e com um “percurso cheio de diversão”. O mais engraçado é que, de facto, este é um escorrega para ir com amigos, até porque existem bóias… para cinco pessoas.
O Aquashow Park reabre a 2 de maio.
Zoomarine
A funcionar desde 9 de março, aquele que é considerado o maior parque temático do país reabriu com novidades.
Falamos do novo escorrega aquático Quetzal. O nome é proveniente da ave da América Latina e terá 178 metros de percurso, com os responsáveis a garantirem uma “refrescante experiência de adrenalina única no país”. O único “problema”? É que esta atração somente estará disponível em junho – dá para perceber, visto que é melhor aguardar pelos dias solarengos de imenso calor.
Outra novidade diz respeito à sustentabilidade, uma vez que está em processo a segunda fase de descarbonização do parque. Trocado por miúdos, o Zoomarine conta agora com 2.550 painéis fotovoltaicos que irão cobrir 50% das necessidades energéticas do parque.
Em 2023, o Zoomarine estará a funcionar até 25 de novembro.