A Microsoft revelou novidades para o Windows 11, incluindo um novo menu Iniciar

- Publicidade -

Entre as novidades anunciadas pela Microsoft para o Windows 11 temos um novo menu iniciar e diversas funcionalidades inteligentes.

A Microsoft está a preparar uma série de atualizações para o Windows 11, incluindo um redesenho do menu Iniciar e a introdução de várias funcionalidades inteligentes. Estas novidades estarão inicialmente disponíveis para os membros do programa Windows Insider com computadores Copilot+ equipados com o chip Snapdragon X.

O menu Iniciar do Windows 11 será redesenhado, oferecendo uma interface mais espaçosa, pensada para tirar maior partido de ecrãs de grandes dimensões. O acesso à lista completa de aplicações promete ficar mais fluido, graças a uma navegação organizada por categorias. Outra novidade é a introdução de um painel complementar para smartphones no menu, que permite visualizar rapidamente contactos recentes, mensagens, chamadas, nível de bateria e outras informações associadas a um iPhone ou Android sincronizado com o sistema.

novo menu iniciar do Windows 11
Novo menu iniciar do Windows 11

Ao mesmo tempo, a Microsoft continua a apostar em funcionalidades inteligentes para tornar o Windows mais intuitivo, acessível e útil. E entre as principais novidades reveladas pela empresa estão:

  • Agente integrado nas definições do Windows, capaz de ajustar automaticamente opções ou ajudar na resolução de problemas;
  • Novas ações “Clique para fazer” aplicáveis a texto e imagens.
  • Ferramentas de edição no Paint, Fotos e na Ferramenta de Recorte.
  • Copilot Vision, um novo recurso de pesquisa visual.
  • Descrições de imagens melhoradas para o Narrador.
  • Edição e formatação de texto no Bloco de Notas (com negrito, títulos, listas, etc.).
  • Ações inteligentes no Explorador de Ficheiros, com atalhos acessíveis através do botão direito do rato.

Contudo, a Microsoft alerta que algumas sugestões geradas por inteligência artificial podem não ser exatas, mostrando um aviso claro onde revela precisamente que “as recomendações são geradas por IA e podem conter erros“. Recomenda-se, assim, precaução, sobretudo ao lidar com definições sensíveis, como a reposição do dispositivo.

Para além disso, a Microsoft revelou algumas melhorias para as aplicações nativas do Windows 11, entre elas:

  • A aplicação Fotografias incluirá a funcionalidade “Relight”, permitindo adicionar até três fontes de luz artificial a uma imagem.
  • O Paint ganha uma ferramenta de seleção inteligente, para mover, apagar ou preencher áreas. Também será possível criar autocolantes digitais a partir de descrições escritas.
  • A Ferramenta de Recorte passa a incluir o recurso “Capturas Perfeitas”, que identifica e recorta automaticamente o conteúdo principal. Permitirá ainda extrair texto de imagens e capturas de ecrã, bem como recolher cores com um conta-gotas.

Estas novidades começarão a chegar aos computadores com chips Snapdragon X já no próximo mês. Os modelos Copilot+ com processadores Intel ou AMD receberão as funcionalidades um pouco mais tarde, mas de momento a Microsoft ainda não revelou uma data específica para a disponibilização mais alargada.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados