No passado dia 1 de setembro entraram em vigor as novas regras associadas à norma ECE-R129, mais conhecida como i-Size.
Há mais de uma década que duas normas europeias regem a venda de cadeiras auto: a ECE-R44, de 2006, e a ECE-R129, lançada em 2013. Esta coabitação terminou no início deste mês de setembro, passando a norma ECE-R129 a única em vigor para as novas cadeiras comercializadas. Este desenvolvimento regulamentar clarifica a oferta para os pais, muitas vezes perdidos face a uma infinidade de modelos, ao mesmo tempo que reforça a segurança dos mais jovens.
Uma das principais novidades trazidas pela norma R129 é a classificação das cadeiras de acordo com a altura da criança, e não mais de acordo com o seu peso, como acontecia com a antiga norma. Os pais agora escolherão um assento com base na altura do filho, assim como as roupas, o que deverá facilitar a decisão de compra.
Além disso, estes novos assentos terão de passar por testes de colisão mais rigorosos antes de serem comercializados. Esses testes utilizam manequins de nova geração, capazes de simular melhor os movimentos do corpo em caso de colisão. O objetivo passa por garantir uma ótima proteção da cabeça e pescoço, especialmente durante impactos laterais.
Outra grande mudança trazida por esta nova regulamentação diz respeito à instalação da cadeirinha. A partir de agora, as crianças terão de ser transportadas voltadas para a retaguarda até aos 15 meses de idade, em comparação com os seis meses atuais. Essa medida foi adotada para melhor proteger os bebés, cuja musculatura do pescoço ainda não está desenvolvida o suficiente para resistir a um impacto frontal. Além disso, as crianças devem atingir uma altura de 76 cm antes de poderem ser sentadas de frente para a estrada. Este requisito prolonga o período durante o qual os jovens passageiros estão na posição mais segura.
Novas regras nas cadeiras auto
Além disso, a norma ECE-R129 exige a utilização do sistema de fixação Isofix para todas as novas cadeiras auto. Este dispositivo, já presente nos automóveis produzidos desde 2011, permite uma fixação mais estável e segura do assento, reduzindo assim os riscos de instalação incorreta. A norma i-Size, muitas vezes erroneamente associada à norma ECE-R129 como um todo, garante uma compatibilidade ideal entre o banco e os veículos equipados com bancos traseiros laterais específicos. No entanto, o regulamento UN R129 é mais amplo e também diz respeito a determinados assentos fixados com cintos de segurança, como os assentos elevatórios.
Se a venda de assentos que não atendem ao padrão R129 for agora proibida, os pais não precisam de se preocupar com os assentos já em uso. Eles ainda podem ser utilizados com segurança, desde que siga as recomendações de instalação. Porém, para qualquer nova compra, é imprescindível escolher um assento que atenda à norma ECE-R129.