Os Canais do WhatsApp são mais uma forma de tornar o ferramenta o mais personalizada possível.
Mark Zuckerberg continua a aposta na Meta e em criar “o serviço de mensagens partilhadas mais privado no mercado“. Para isso foram lançados os Canais do WhatsApp na passada quarta-feira, 13 de setembro.
Os canais são uma nova funcionalidade descrita como “uma forma simples, fiável e privada de receber no WhatsApp atualizações importantes sobre tópicos do seu interesse, vindas de pessoas e organizações“. Permitem a qualquer pessoa seguir aquilo em que tem interesse, como organizações, clubes desportivos, artistas ou líderes.
Atualmente, o destaque vai para os canais da cantora Olivia Rodrigo, do DJ David Guetta, da revista Billboard ou do cantor e ator indiano Diljit Dosanjh. Contudo, foi garantido que, nos próximos meses, qualquer pessoa vai poder criar um canal, e não há a necessidade de revelar o número de telemóvel ou foto de perfil aos seguidores do canal, seguindo algumas diretrizes.
Inicialmente os canais do WhatsApp foram lançados em apenas 10 países, e chegam agora a mais de 150, incluindo Portugal. A expansão gradual da funcionalidade permitiu a introdução de algumas atualizações:
- Diretório melhorado: os canais podem ser encontrados através da filtragem por país, data da disponibilização, atividade e popularidade com base no número de seguidores.
- Reações: é possível reagir com emojis para dar feedback e ver uma contagem total das reações, sem que os outros seguidores vejam essa mesma interação.
- Editar: brevemente, os administradores vão poder fazer alterações às Atualizações até 30 dias após publicação. Após este período, estas são apagadas dos servidores da Meta.
- Reencaminhamento: uma Atualização que seja reencaminhada para uma conversa ou grupo vai incluir uma ligação para o canal para que as pessoas possam encontrar mais informações.
Se um dos vossos maiores receios é a segurança, saibam que as informações pessoais dos administradores e dos seguidores são protegidas. Os utilizadores podem escolher canais de forma discreta, ou seja, os outros utilizadores não vão poder ver os canais do WhatsApp que optaram por seguir. Também não vai ser possível contactar outras pessoas através de um canal.
A Meta vai continuar a adicionar mais funcionalidades e a expandir os canais com base no feedback que recebe dos utilizadores. Mark Zuckerberg lançou ainda um Canal do WhatsApp para que possa acompanhar todas as novidades da plataforma.
Uma das mais recentes funcionalidades lançadas no WhatsApp foram as mensagens de vídeo instantâneas, curtos clipes de 60 segundos que funcionam de forma similar que as mensagens de áudio.