Nova fábrica de baterias de lítio em Sines vai custar mais de 2 mil milhões de euros

- Publicidade -

A construção da fábrica em Sines está prevista para começar no final de 2025, com conclusão e início da produção agendados para 2028.

A cidade de Sines foi recentemente escolhida para acolher a construção de uma nova fábrica de baterias de lítio, um projeto inovador com potencial para transformar a economia portuguesa. A cerimónia de lançamento oficial contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, que destacou o impacto estratégico que este investimento terá não só para a região de Sines, mas também para o país, no contexto de crescente aposta nas energias renováveis e na transição para uma economia verde.

A unidade fabril será da responsabilidade da CALB, representando um investimento superior a dois mil milhões de euros. Este montante significativo permitirá a criação de cerca de 1.800 postos de trabalho diretos, reforçando o setor industrial português e promovendo a formação de uma mão-de-obra altamente qualificada. O projeto foi reconhecido como um Projeto de Interesse Nacional (PIN), uma classificação atribuída a investimentos de grande relevância para o desenvolvimento económico do país.

Além do impacto imediato na criação de emprego, a fábrica será um marco no avanço de Portugal na cadeia de valor dos veículos elétricos e dos sistemas de armazenamento de energia. Com uma capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento energético, a construção da nova fábrica em Sines está prevista para começar no final de 2025, com conclusão e início da produção agendados para 2028.

Este é apenas um dos projetos que fazem parte do plano de reindustrialização e diversificação económica de Portugal, que já inclui outros investimentos significativos, como os 420 milhões de euros contratualizados pelo Ministério da Economia em 2024. Estes investimentos visam a criação de mais de mil postos de trabalho em diversos setores, desde o automóvel até às tecnologias da informação e à indústria farmacêutica.

Nota: imagem meramente ilustrativa

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados