Nova Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina reforça mobilidade sustentável no Algarve

- Publicidade -

Com um traçado que liga Vila do Bispo a Aljezur, a Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina facilita deslocações suaves entre as várias localidades.

Foi inaugurada, no passado dia 18 de janeiro, a Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina, tendo marcado a conclusão do primeiro projeto municipal de Vila do Bispo financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030.

O projeto, que envolve os concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, promove não só uma alternativa ecológica de transporte, mas também o desenvolvimento sustentável do território. A rede de ecovias e ciclovias permite que residentes e visitantes explorem as paisagens naturais únicas da Costa Vicentina, incentivando um contacto mais próximo com a natureza e contribuindo para um turismo ambientalmente responsável.

Com um traçado que liga Vila do Bispo a Aljezur, esta infraestrutura facilita deslocações suaves entre as várias localidades, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência imersiva no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Atualmente, estão concluídos 91,63 km no concelho de Vila do Bispo, assegurando uma ligação contínua entre a Ribeira de Odeceixe, no Alentejo, e Sagres. Em Aljezur, ainda decorrem trabalhos para finalizar os restantes 16,94 km, que completarão a extensão total de 108,57 km.

O financiamento para esta iniciativa insere-se no Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, que apoiou a construção das três ciclovias regionais do Algarve com um investimento de aproximadamente seis milhões de euros, dos quais 4,4 milhões foram comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina integra este plano, ao lado das ciclovias do Litoral Sul e da Rota do Guadiana, assegurando conexões estratégicas entre Odeceixe, Sagres, Vila Real de Santo António e Alcoutim.

Estas infraestruturas estão integradas em redes internacionais de mobilidade sustentável, incluindo a Rede Europeia de Ciclovias, EuroVelo. Esta rede europeia, composta por 14 rotas de longa distância, atravessa 42 países e totaliza 70.000 km, promovendo o cicloturismo a nível continental e oferecendo alternativas de mobilidade diária e lazer local.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados