Nova “cidade” de 300 hectares prevista para o interior de Gaia

- Publicidade -

O município de Gaia prevê um projeto urbanístico de 300 hectares ligado aos principais eixos rodoviários para o distrito de Aveiro.

Vila Nova de Gaia assinou um memorando de entendimento com a Eastern Province Municipality, do Reino da Arábia Saudita, tornando-se o primeiro município português a estabelecer um protocolo de cooperação institucional com uma entidade municipal saudita.

No âmbito deste entendimento, o município de Gaia pretende atrair investimento saudita para projetos considerados prioritários, com destaque para a criação de uma nova centralidade urbana no interior do concelho. Segundo Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia, trata-se de um projeto de grande escala, previsto para uma área com cerca de 300 hectares, localizada junto à Circular Regional Exterior do Porto (A41) e aos principais eixos de ligação ao distrito de Aveiro. A proposta passa pela constituição de uma mancha urbana integrada, com componentes de habitação, serviços e atividade económica, incluindo a possibilidade de instalação de um parque tecnológico, numa lógica de fixação de população e de valorização do interior do território concelhio.

A autarquia admite recorrer a modelos de parceria público-privada para acelerar a concretização do projeto, incluindo a cedência de terrenos municipais, defendendo que uma solução exclusivamente pública implicaria prazos mais longos. Esta iniciativa está a ser articulada com o processo de revisão do Plano Diretor Municipal, cuja conclusão está prevista para os próximos meses.

O memorando de cooperação abre também a porta a investimento na área da mobilidade, nomeadamente no desenvolvimento de novos sistemas de transporte urbano, como teleféricos, e na criação de parques de interfaces rodoviários. Está ainda prevista a possibilidade de desenvolver um parque de entretenimento urbano com cerca de oito hectares, inspirado no modelo dos Jardins Tivoli, em Copenhaga, integrando oferta cultural ao ar livre, restauração e lazer associado a novas tecnologias.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados