O Phone (2a) é o modelo indicado para quem sabe o quer do seu smartphone, mas também para quem não sabe o que quer.
Depois de lançar no verão passado o Phone (2), a Nothing anunciou esta terça-feira, 5 de março, uma nova versão. Não, não é o modelo (3), chama-se, sim, Phone (2a).
Com este novo modelo, a Nothing quer proporcionar a melhor experiência diária de smartphone aos seus utilizadores, e assume que o Phone (2a) é “um dispositivo para pessoas que gostam de explorar inovações e designs, mas que também sabem o que querem (e não querem) do seu smartphone“.
“O Phone (2a) vai permitir que mais pessoas experimentem as inovações Nothing que muitos adoram e estamos confiantes de que se tornará o nosso produto mais vendido de sempre“, afirmou Carl Pei, CEO e cofundador da Nothing.
A empresa britânica não poupou nos componentes. O Phone (2a) traz um processador único e potente, o Dimensity 7200 Pro, a câmara traseira dupla tem 50 MP, está equipado com um ecrã AMOLED de 6,7″ flexível extra brilhante, e um sistema operativo intuitivo que proporciona uma experiência rápida e suave em cada interação.
A sustentabilidade tem sido um tema muito importante nos últimos anos, e a Nothing teve isso em conta com este novo modelo, que tem a pegada de carbono mais baixa do mundo num smartphone. Com as metas de sustentabilidade em mente, a empresa reutiliza os resíduos de plástico da linha de produção do Ear (2), os earphones da marca, na construção do Phone (2a). Também a embalagem do telemóvel utiliza fibra reciclada, mantendo-se fora do plástico. O próprio dispositivo também contém uma série de materiais reciclados: todo o alumínio reciclado utilizado na estrutura intermédia, assim como o estanho utilizado em em seis placas de circuitos é reciclado, a placa de circuito principal utiliza folha de cobre 100% reciclada, aço reciclado em 22 peças, e mais de metade das peças de plástico utilizadas são provenientes de fontes sustentáveis.
Performance
O Phone (2a) tem o processador Dimensity 7200 Pro, concebido em conjunto com a MediaTek. O telemóvel é dotado de 20GB de memória RAM (12GB + 8GB com tecnologia RAM Booster), e um chip de 8 núcleos, logo será mais que capaz de executar qualquer tarefa.
Além disso, a Nothing e a MediaTek apresentam otimizações como o Smart Clean (+200% de velocidade de leitura/escrita UFS durante uma utilização prolongada) e o Adaptive NTFS (que representa um aumento de 100% de velocidade de transferência de ficheiros com computadores Windows), e conseguiram ainda reduzir o consumo de energia de componentes específicos até 10%.
Bateria
A Nothing promete a melhor dos seus telemóveis até à data, com 5000mAh, que representa um aumento de 25% de longevidade em relação ao seu primeiro modelo, o Phone (1). O Phone (2a) suporta carregamento rápido de 45W, atingindo 50% da carga em cerca de 20 minutos.
Além disso, a bateria do Phone (2a) também reduz em 13% a temperatura durante o carregamento e o descarregamento em comparação com o Phone (1), o que contribui para a sua longevidade.
Câmara
O Phone (2a) traz uma câmara traseira dupla de 50MP, alimentada pela funcionalidade TrueLens Engine, uma série de algoritmos computacionais avançados que se juntam para garantir que cada fotografia tirada com o Phone (2a) é o mais próxima possível da vida real. Isto inclui o Ultra XDR, que foi desenvolvido em conjunto com a Google para garantir uma apresentação mais exacta dos realces e sombras em cada fotografia. Funciona através da captura de oito fotogramas com diferentes níveis de exposição em formato RAW e, em seguida, ajusta o brilho de cada pixel até cinco vezes para apresentar o resultado mais realista.
A câmara frontal tem 32 MP e utiliza o mesmo sensor do antecessor, o Phone (2), que tem 27% mais sensibilidade à luz do que o primeiro telemóvel da Nothing, e permite a visualização de mais detalhes.
Ecrã
O Phone (2a) tem um ecrã AMOLED flexível de 6,7″, o que significa que pode proporcionar uma reprodução de cores de 1,07 mil milhões de cores, minimizando o consumo da bateria. Além disso, o Phone (2a) proporciona uma experiência de visualização sem compromissos, mesmo nas condições exteriores mais luminosas, graças a um pico de brilho de 1.300 nits.
O ecrã tem uma taxa de atualização de 120 Hz, que proporciona interações sublimemente suaves que se adaptam dinamicamente ao conteúdo apresentado. Esta taxa de atualização varia agora entre 30 Hz e 120 Hz para garantir uma resposta suave e, ao mesmo tempo, melhorar o consumo da bateria.
Ao medir apenas 2,1mm simetricamente nos quatro lados do ecrã, o Phone (2a) apresenta as molduras mais finas da gama de smartphones da Nothing. Este feito resulta numa relação ecrã/corpo de 91,65%, possível graças à combinação de um painel flexível com melhorias na engenharia estrutural.
Design
A Nothing orgulha-se em ter no Phone (2a) a representação máxima de uma expressão de design única. O novo modelo da marca apresenta uma novidade na indústria com a sua cobertura unibody com um ângulo de 90° que envolve as extremidades para criar uma nova dimensão e perspetiva para o design do Nothing, integrando perfeitamente o módulo de câmara dupla. Esta estrutura, além de esteticamente agradável, torna o dispositivo mais resistente.
Sistema operativo
O Phone (2a) entra no mercado com o sistema operativo Nothing OS 2.5. Ao contrário da maioria dos dispositivos desta categoria, vem com Android 14 de origem, e estão prometidos três anos de actualizações de software e quatro anos de actualizações de segurança.
Com o Nothing OS 2.5, Nothing expandiu a sua biblioteca com ainda mais widgets concebidos pela marca, incluindo o novo Recorder, que se estreia neste novo modelo. Além disso, a Nothing introduziu um Wallpaper Studio alimentado por IA, que permite opções de papel de parede personalizadas ilimitadas para o seu ecrã inicial e de bloqueio.
O Phone (2a) está disponível em três cores: Black, Milk e White, e em dois modelos à escolha: 8GB de RAM/128GB de armazenamento (349 euros) e 12GB de RAM/256GB de armazenamento (399 euros), e pode ser pré-encomendado através do site da marca.
Fica disponível publicamente na maioria dos mercados globais já na próxima terça-feira, 12 de março. É, portanto, uma belíssima alternativa ao atual topo de gama da marca, o Phone (2), cujos preços começam nos 579€.