O co-fundador da Nothing afirma que, para além de smartphones mais caros, a indústria irá colocar um travão em especificações mais elevadas.
Carl Pei, co-fundador da Nothing, acredita que a indústria dos smartphones está prestes a entrar numa nova era, onde iremos assistir a aumento de preços ao mesmo tempo que as altas especificações dos equipamentos deixarão de ser uma prioridade.
Numa publicação no LinkedIn, Carl Pei afirma que este setor beneficiou durante mais de década e meia de uma tendência consistente de redução dos custos de componentes essenciais, como memória e armazenamento, o que possibilitou aumentos sucessivos da capacidade de RAM, armazenamento e desempenho mantendo preços relativamente estáveis. Mas para Pei, este ciclo terminou e já não é sustentável.
Pei justifica esta mudança com a atual crise global no fornecimento de memória, que fez disparar os preços de componentes como memórias RAM e armazenamento, devido à elevada procura por parte de data centers e projetos ligados à inteligência artificial.
Este cenário alinha-se com as análises de mercado e alertas feitos por tecnológicas como a Samsung e a Xiaomi, que terão um impacto particularmente severo nas marcas de menor dimensão. Com os custos de produção mais elevados, torna-se mais difícil oferecer características técnicas mais avançadas mantendo os mesmos preços.
